Boa Vista

 Boa Vista é um município brasileiro e capital do Estado de Roraima. 

Foto: Divulgação

Boa Vista é a capital do Estado de Roraima, a única capital brasileira localizada acima da Linha do Equador. Concentra cerca de dois terços dos habitantes do Estado e sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 436.591 habitantes em 2021. Boa Vista também é a capital brasileira com a maior população de indígenas do país. 

Com extensão territorial de 5.687,037 km², a cidade situa-se na margem direita do Rio Branco, e já foi alvo de disputas por espanhóis, portugueses, holandeses e ingleses no início do século XVI. Contudo, o povoamento da área aconteceu somente a partir do século XVIII quando, com a chegada do capitão Francisco Ferreira e do padre carmelita Jerônimo Coelho, boa parte dos indígenas locais foram mortos ou aprisionados.

As riquezas naturais da região continuavam a despertar o interesse de outras nações pelo território, fato este que resultou na construção do Forte de São Joaquim do Rio Branco em 1775, uma fortaleza preparada para possíveis ataques.

Entre o final do século XVIII e meados do século XIX, o comandante Manuel da Gama Lobo D’Almeida investiu na criação de bovinos e equinos em sua fazenda particular ‘São Marcos’, localizada em frente ao Forte de São Joaquim, estimulando a entrada e a permanência de migrantes no território que hoje compreende Boa Vista. A pecuária introduzida na região foi um marco, visto que boa parte da região norte dedicava-se à cultura da borracha.

Foi em 1858 que o Governo Federal criou a freguesia de Nossa Senhora do Carmo que foi elevada à categoria de vila com a denominação de Vila de Boa Vista do Rio Branco em 1890. Até então Boa Vista do Rio Branco era um município amazonense. Em 1926 a vila foi promovida à cidade, recebendo a nomenclatura de Boa Vista do Rio Branco. E em 1938, o nome do município foi reduzido para Boa Vista.

Em 1943 foi criado o Território Federal do Rio Branco, para onde o município de Boa Vista, até então parte do Amazonas, foi transferido. Neste momento, Boa Vista foi eleita para capital do Território Federal, Estado de Roraima desde 1962. 

*Com informações da InfoEscola

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Theatro da Paz, em Belém, será candidato a Patrimônio da Humanidade

A estrutura e importância do Theatro da Paz serão tópicos essenciais durante evento realizado em agosto. Teatro Amazonas, de Manaus (AM), também será candidato.
Publicidade

Leia também

Publicidade