Estudo aponta que incêndios em terras indígenas cresceram 80% em 2024

A situação é crítica nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, que apresentam queimadas próximas do máximo histórico.

Povos indígenas de Mato Grosso sofrem com os incêndios florestais. Foto: Erlie Runhamre Xavante

Os incêndios em terras indígenas no Brasil cresceram 80% em 2024. De janeiro a agosto foram queimados 3 milhões de hectares, um aumento de quase 1,4 milhão de hectares em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, o salto expressivo em 2024 sugere a possibilidade de incêndios florestais externos e fogo criminoso nesses territórios.

Isso estaria relacionado à intensificação de atividades ilegais e invasões, ou, em alguns casos, por queimas de roça que saíram do controle nessas localidades.

A situação é crítica nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, que apresentam queimadas próximas do máximo histórico. Por causa da fumaça dos incêndios e da seca rigorosa, o alerta é para a saúde no Acre, Amazonas e Rondônia.

O Ministério da Saúde informa que, em algumas cidades, mais do que dobrou o número de atendimentos por sintomas gastrointestinais, respiratórios e síndromes gripais. A ministra Nísia Trindade disse que a situação é de atenção.

Mais de 60 brigadistas atuam para controlar as chamas desde essa quarta-feira. Já foram lançados mais de 21 mil litros de água por helicóptero no combate ao fogo. Neste ano, a área queimada no Brasil foi 116% maior do que a registrada em 2023, atingindo 11 milhões de hectares.

Além disso, as perdas com incêndios causaram um prejuízo de quase R$ 15 bilhões, de junho a agosto, em cerca de 3 milhões de hectares de propriedades rurais, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

*Com informações da Rádio Nacional

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade