Prato à base de pirarucu representa Rondônia em festival de São Paulo

Pirarucu, preparado ao molho de tucupi e jambu, acompanhado de banana da terra na manteiga e farofa de castanha. Este será o principal prato que representará a culinária de Rondônia no Festival Fartura – Comidas do Brasil. O evento é um dos maiores projetos de pesquisa de gastronomia do País e acontece neste fim de semana (15 e 16) em São Paulo.
Foto: Divulgação
O prato será apresentado pelo chef Diogo Sabião, mestre gourmet de Porto Velho formado pelo colégio de gastronomia Gato Dumas, da Argentina. De acordo com reportagem do G1 Rondônia, no evento em São Paulo, que promete reunir 80 atrações gastronômicas de todas as regiões do Brasil, Diogo Sabião ensinará os segredos da culinária regional, com uso de ingredientes típicos da região amazônica.

“Rondônia é um dos maiores exportadores de pirarucu do país. Com o prato, vou mostrar uma das possibilidades de preparo do peixe, que é considerado o bacalhau da amazônia”, explicou.

Quem visitar o festival poderá participar de uma aula com Diogo, que ensinará a receita de pirarucu ao molho de tucupi e jambu. “Lá, o público poderá colocar a mão na massa, recebendo assistência do chef”, acrescentou.

Sobre o prato, Diogo Sabião é modesto, classificando a receita como fácil e de preparo relativamente econômico, mas sofisticado. “É uma receita simples, sofisticada, mas relativamente simples e de fácil reprodução”, disse, acrescentando que os ingredientes podem ser encontrados em feiras populares em qualquer região de Rondônia. “É um prato que gosto de servir em eventos”, completou.

Fartura

O Festival em São Paulo faz parte do calendário do Fartura – Comidas do Brasil. Nascida a partir Festival de Tiradentes, que em 2017 completa 20 anos, a plataforma tem como objetivo a valorização da gastronomia nacional.

A base do projeto é o conteúdo garimpado durante a Expedição Fartura, viagem que mapeia as diversas cadeias produtivas nacionais. A equipe do Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo as receitas, as histórias e as cozinhas mais acolhedoras do país.

Ao longo desses anos, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros, passando por 208 municípios e rodando mais de 71 mil quilômetros. “Fui encontrado pela equipe do festival e acabei sendo convidado, sou o único chef de Rondônia a participar do evento, o que é uma honra e uma grande responsabilidade”, salienta Diogo Sabião.

Após o festival, todo o material produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos eventos realizados ao longo ano. O conteúdo é ainda disponibilizado no Portal Fartura, lançado em 2017, trazendo receitas, histórias e personagens dos quatro cantos do Brasil.

Veja a receita:

Farofa de castanha

200g de Farinha de Mandioca
100g Manteiga
100g Castanhas
Sal

Preparação: Doure as castanhas na manteiga, adicione a farinha e torre até ficar crocante.

Molho de tucupi com jambu

200ml Tucupi
1 ramo de Jambu
20g de Mel
1 Pimenta de cheiro
5 de folhas de Chicória
2 dentes Alhos inteiros
20g Manteiga
Sal

Preparação: Doure na manteiga os alhos, a pimenta e a chicória. Adicione o tucupi, o mel e ferva por 10 minutos, apague o fogo, coloque o jambu e tampe.

Banana da terra na manteiga

1 Banana da terra madura
20g Manteiga

Sal

Preparação: Doure a manteiga, adicione as bananas cortadas e queime levemente dos dois lados.

Lombo de pirarucu

200g de Lombo de pirarucu
20g de Manteiga
Sal

Preparação: Sele os dois lados do lombo na manteiga, retire da frigideira, adicione a crosta sobre o pirarucu e leve ao forno pré aquecido em 180 graus até dourar.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade