Foto: Caíque Rodrigues/Rede Amazônica RR
Em dezembro, duas coisas são certas em Roraima: o Natal e o caju. Presente em quintais por todo o estado, o caju é quase uma fruta símbolo local, marcando presença na época mais festiva do ano. Pensando nisso, o Grupo Rede Amazônica convidou a chef Kalu Brasil — um dos maiores nomes da culinária roraimense — para ensinar como preparar uma receita exclusiva: peixe ao molho de caju, perfeita para inovar nas celebrações natalinas com sabores regionais.
A receita foi criada pela própria Kalu e está presente no livro “Kalu Brasil – Da Aldeia Para o Mundo”, lançado no início do mês. O prato leva filé de peixe (podendo ser qualquer dourado ou tambaqui), cebolas, tomates, pimentões e, claro, o caju. A receita tem grau de dificuldade média e pode ser acompanhada por arroz branco e farinha. (veja a receita completa no vídeo acima).
Kalu conta que criou o prato há 8 anos — a ideia era fazer uma receita que aproveita a época do caju, que é uma fruta muito típica e só aparece no fim do ano.
“É uma forma de valorizar tanto o peixe como as frutas regionais. Recomendo preparar com o dourado que é um peixe muito parecido com o bacalhau, só que mais acessível. Fico muito feliz em compartilhar essa receita, que considero uma realização, por ser apreciada e valorizar nossa cultura e sabores regionais”, conta a chef.
Ingredientes
4 kg de filé de dourado
4 dentes de alho
1 colher de sopa (rasa) de sal
1 xícara de chá de azeite extra virgem
2 cebolas
2 tomates
1 maço de cheiro verde (opcional)
2 pimentões, sendo um verde e um vermelho
4 cajus
250 g de castanha de caju torrada
2 limões
Modo de preparo
Lave o peixe utilizando água e limão, depois corte-o em pedaços com aproximadamente cinco centímetros de comprimento. Escorra bem e transfira para uma tigela grande. Amasse o alho com o sal, use para temperar o peixe e adicione um fio de azeite de oliva;
Fatie as cebolas e os pimentões em rodelas, retire as sementes dos tomates e corte-os também em rodelas. Misture todos esses vegetais com o peixe;
Em uma travessa grande de vidro, disponha os pedaços de peixe já temperados e intercale rodelas de caju entre eles, espalhando uniformemente. Asse em forno baixo (entre 150 e 180 graus) por cerca de 20 minutos. Confira se o peixe está bem cozido e, caso o caldo esteja reduzido, adicione uma xícara de água. Salpique as castanhas sobre o prato e leve de volta ao forno para gratinar por mais 20 minutos.
Caju para Kalu
Filha de mãe indígena Wapichana e pai não indígena, Kalu Brasil é chef de cozinha, culinarista, matriarca e dona de uma simpatia singular. Para ela, a receita é uma alternativa por ser acessível.
“Esse prato também valoriza os ingredientes que temos aqui na região, uma opção deliciosa e econômica. Afinal, nem todos podem comprar bacalhau, mas o dourado, por exemplo, encontramos facilmente em mercados locais”.
O caju para ela remete memórias de infância e por isso tem um valor simbólico.
“Eu me lembro do tempo em que morávamos no sítio com minha avó. Acordávamos cedo para colher cajus. Era um momento especial. Nós, crianças, costumávamos manchar as roupas com o caju, mas minha avó dizia que isso não era problema. O importante era aproveitar as frutas da terra. Essa ligação ficou comigo até hoje”, conta a culinarista.
*Por Caíque Rodrigues, da Rede Amazônica RR