Amor-Perfeito: biscoito típico de Tocantins entra para lista de Patrimônio Cultural e Gastronômico

Produzido de forma artesanal, tem como principal produtor o município de Natividade, no sudeste do Estado.

Com formato de coroa e feito com polvilho, leite de coco, manteiga, açúcar e uma pitadinha de sal. Este é o biscoito amor-perfeito, um dos mais famosos do Tocantins. Produzido de forma artesanal, tem como principal produtor o município de Natividade, no sudeste do Estado.

Seu sucesso se deve à família de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a ‘Dona Naninha’, que popularizou o biscoito em todo Estado e que, agora, entra para lista de comidas que são Patrimônio Cultural e Gastronômico do Tocantins.

Além do popular doce, o famoso espetinho também foi decretado Patrimônio Cultural e Gastronômico com a lei sancionada no Diário Oficial do dia 9 de julho (página 6). Eles se unem ao chambari, à buchada e ainda à paçoca de carne seca, receitas consideradas patrimônio desde 2017. O novo texto com a adição foi publicado no Diário Oficial, alterando a lei nº 3.252 (de 31 de julho de 2017).

Dona Naninha, que seguia a tradição culinária fazendo-a famosa no Estafo morreu em 14 de abril do ano passado aos 85 anos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade