Manaus 30º • Nublado
Quinta, 21 Outubro 2021

Ilha de Marajó, o maior arquipélago de mar e rios do mundo

Considerada a maior ilha fluvial do mundo, o arquipélago do Marajó é um território gigante cercado de belezas naturais e habitado por um povo acolhedor. 

A região fica no extremo norte do Pará, banhada pela foz do rio Amazonas e pelo oceano Atlântico. São 50 mil km2 de extensão, bem maior que muitos países da Europa, o equivalente aos estados de Alagoas e Sergipe.

Reprodução: Tv Brasil
Com uma área de 40.100 km², Marajó é considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo (ou seja, ela é cercada por rios de um lado, e por mar do outro), banhada pelo rio Amazonas a oeste e noroeste, pelo oceano Atlântico ao norte e nordeste e pelo rio Pará a leste, sudeste e sul.

A ilha destaca-se pela sua paisagem diferenciada, mesmo dentro da região amazônica, e é marcada por praias desertas de água salobra, igarapés e búfalos por toda a parte.

Contando com uma população total de cerca de 250.000 habitantes, sua área está dividida atualmente em 15 municípios, sendo que o principal destes é Soure, com 22 mil habitantes, seguida de Salvaterra com 17 mil habitantes.


Sobre o nome Marajó, a teoria mais aceita sobre a origem, faz menção às observações dos índios nativos da ilha, que a denominaram de "Mibaraió", e que em língua tupi significa "anteparo do mar" ou "tapamar". 



Veja mais notícias sobre AmazôniaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/