Manaus 30º • Nublado
Domingo, 04 Dezembro 2022

Jungle Matsuri: festival celebra presença japonesa na Amazônia

Com uma edição realizada em 2019, o 'Jungle Matsuri - Festival de cultura e gastronomia japonesa da Amazônia' retorna após dois anos de hiato em função da pandemia de Covid-19 em Manaus (AM). A primeira edição celebrou os 90 anos da imigração japonesa no Amazonas e este ano retorna com o objetivo de se tornar um evento anual e celebrar os 100 anos em 2029.

A presença e influência de nipônicos no Amazonas são fortes na agricultura, economia - como na Zona Franca de Manaus - e também na cultura. Por conta dessa presença, o organizador geral do evento, Takao Sato, afirmou ao Portal Amazônia que "o Jungle Matsuri já nasceu grande, como o maior evento do tipo na Região Norte".

Em português a palavra 'Matsuri' pode ser traduzida como festival, por isso o evento se tornou o "festival da floresta", em tradução livre. "O Brasil é o país que o maior número de descendentes fora do Japão, algo em torno de dois milhões, e a Amazônia é muito representativa, porque com a imigração a indústria japonesa ganhou uma presença muito forte. A gente quer celebrar no Amazonas um festival de cultura japonesa assim como é celebrado no sul do Brasil, sentimos o quando o manauara gosta da cultura japonesa", justifica Takao Sato.

Apresentação do Wadan Taiko Ensemble em 2019. Foto: Reprodução/Facebook-Jungle Matsuri

O festival conta com diversas atrações culturais nipônicas e inspiradas no Japão, como as apresentações de taiko, os tambores japoneses, com o grupo amazonense Fuugakazan Taiko e com o grupo paulista Wadan Taiko Ensemble, que também participou da primeira edição.

"Em 2019, quando a gente foi pela primeira vez no Jungle Matsuri, foi uma sensação diferente, uma experiência única, de podermos apresentar a arte do nosso Taiko e sentir o calor e a receptividade desse público maravilhoso. Estamos muito felizes em finalmente podermos retornar a esse evento tão grandioso. Para este ano, estamos tão ansiosos que já superamos todas nossas expectativas, de podermos reencontrar esse público e darmos o nosso melhor em palco, para alcançar o coração de cada um presente", declarou o líder e diretor musical do Wadan Taiko Ensemble, Jun Aoyama.

Palestras e apresentações lotaram o espaço na primeira edição do evento. Foto: Reprodução/Facebook-Jungle Matsuri

 O evento conta ainda com atrações como o desfile das candidatas ao Miss Nikkey e coroação da escolhida de 2022; apresentação das Nippacats; shows musicais, como a apresentação da cantora Larissa Tassi, famosa por suas interpretações em português de sucessos de animes como Cavaleiros do Zodíaco; e da banda amazonense Kyuubi, dedicada a canções de animes.

Feiras de produtos e serviços, exposição de grandes marcas japonesas, apresentações de danças típicas, workshops variados, Bon Odori, desfile e concurso Cosplay também fazem parte da celebração.

A Tasa Eventos, empresa organizadora de dez matsuris no Brasil, é a responsável por organizar o evento em Manaus. O Jungle Matsuri 2022 conta também com o apoio do Consulado Geral do Japão em Manaus, da Fundação Japão e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Inovação

E entre as principais atrações do evento está a 'Sky Bridge Experience', uma experiência de realidade virtual da Fundação Japão que trata do intercâmbio cultural entre Brasil e Japão, seja nas artes plásticas, música, poesia e trabalho em conjunto. "Tem até um pouco de carimbó", adianta Sato.

A experiência está disponível durante o pré-lançamento do Jungle Matsuri, de 19 a 22 de setembro, das 10h às 22h, no piso castanheiras do Manauara Shopping (em frente às Ramsons).

E é claro que não pode faltar o melhor da gastronomia japonesa em uma praça de alimentação dedicada à culinária japonesa, com sushi, temaki, yakissoba e muito mais.

O evento acontece de 23 à 25 de setembro no Studio 5 Centro de Convenções, com entrada gratuita. Estima-se que pelo menos 20 mil pessoas participem dos três dias de evento.

Confira a programação:

23/9/2022 (sexta), 18h - 22h

18h30 – Grupo Wadan Taiko Ensemble
19h00 – Cerimônia de Abertura
19h30 – Grupo FuugaKazan Taiko
20h00 – Show Musical: Lisa Tonaki/Alan Nywner
20h30 – Grupo Wadan Taiko Ensemble
21h00 – Show Musical: Cintia Nishimura e Beto Sasasaki

24/9/2022 (sábado), 10h - 22h

12h00 Show Musical: Lisa Tonaki/Allan Nywner
12h30 Show Musical: Banda Kyuubi
13h30 Grupo FuugaKazan Taiko
14h00 Show musical: Bruna Higs
15h00 Desfile e Concurso Cosplay
15h45 Nippacats
16h00 Outorga de Diploma de Honraao Mérito do Cônsul-Geral
16h30 Show musical: Larissa Tassi
17h00 Grupo Teatral Nippaku
17h30 Grupo Wadan Taikô Ensemble
18h00 Bon Odori/Matsuri dance
19h00 Show Musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki
20h00 Miss Nikkey Amazonas

25/9/2022 (domingo), 10h - 20h

12h00 – Orquestra Geek Jukebox
12h30 – Grupo FuugaKazan Taiko
13h00 – Show musical: Bruna Higs
14h00 – Grupo Wadan Taiko Ensemble
14h30 – Desfile e Concurso Cosplay
15h30 – Nippacats
16h00 – Grupo FuugaKazan Taiko
16h00 – Show Musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki
17h00 – Grupo Teatral Shingeki
17h30 – Grupo Wadan Taiko Ensemble
18h00 – Show musical: Pamela Yuri
19h00 – Bon Odori/Matsuri dance

*Programação sujeita a alterações e ajustes até os respectivos dias do evento


Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 04 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/