Manaus 30º • Nublado
Quarta, 30 Novembro 2022

Mercado Velho, o primeiro prédio público em alvenaria de Rio Branco

Captura-de-Tela-2022-10-01-as-17.51.20
Parte importante da história da cidade de Rio Branco, o Mercado Municipal, que com o tempo ficou conhecido como Mercado Velho, foi o primeiro prédio público de alvenaria da capital acreana. Construído em 1929, no governo de Hugo Carneiro, o prédio foi revitalizado em 2006, quando passou a ser chamado de "Novo Mercado Velho". 

Segundo o historiador Marcos Neves, ''Rio Branco era uma cidade de pau, como se dizia antes", por haver apenas prédios de madeira, recorda. Após as primeiras construções na cidade, o desafio na imponente capital acreana agora era outro: fazer prédios de alvenaria. ''Parece simples, mas muitos diziam que em Rio Branco não se faziam obras com concreto'', diz.

"Em 1926, durante uma revolução urbana na cidade, um prédio bem na beira do rio e que deu certo, o que todo mundo dizia que não ia dar, porque diziam que não se fazia prédio de alvenaria no Acre por causa do solo sem pedra", 

justifica.

Depois do mercado, um dos locais mais visitados da capital ainda atualmente, outros prédios foram surgindo na cidade.

Para outro historiador, Marcus Vinícius, até a construção do mercado, as pessoas pensavam que era impossível construir imóveis em alvenaria em Rio Branco e todas as casas e prédios eram feitos de madeira. Segundo ele, as pessoas achavam que, por ter um solo sem pedras e argiloso, o local não era propício para esse tipo de construção.

"Esse mito se estabeleceu em todo o processo de formação da cidade, até que um governador muito ousado, Hugo Carneiro, decidiu desafiar essa lenda. Esse foi o primeiro mercado público e o primeiro prédio público da cidade", afirma Vinícius.

Com quase 100 anos de existência, o mercado conta com dezenas de comerciantes e artesãos que vendem desde comidas típicas a artigos religiosos. Além disso, quem visita o Novo Mercado Velho encontra bares, lojas de ervas, cafés, lojas de artesanato e pensões. 

O local que funciona no centro da cidade, localizado a margem esquerda do rio Acre, é um dos principais cartões postais da cidade de Rio Branco, que proporciona ao visitante a vista do pôr-do-sol. 


Veja mais notícias sobre Acre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/