Novo Mercado Velho

O Novo Mercado Velho é um dos principais pontos turísticos do centro histórico de Rio Branco 

Foto: Sérgio Vale/Secom-AC

O Mercado Velho ganhou a palavra “Novo” em seu nome depois de ampla revitalização em 2002. É um dos principais pontos turísticos do centro histórico de Rio Branco, capital do Acre.

Inaugurado 15 de junho de 1929, o Mercado Municipal de Rio Branco foi uma das primeiras construções de alvenaria da capital, na época de gestão do então governador Hugo Carneiro. Com o aumento populacional, o espaço foi crescendo sem planejamento urbano, deteriorando-se, e acabou por se tornar um lugar perigoso e insalubre.

Em 2002, foi totalmente revitalizado, transformando-se em um dos principais pontos turísticos da cidade. O Mercado Velho virou o “Novo Mercado Velho”, com os dois prédios reconstruídos, que abrigam restaurantes e lojas de artesanato, e a Praça da Bandeira. 

A cidade cresceu às margens do Rio Acre e hoje o entorno do seu berço conta com toda a conservação merecida por sua história e pelo respeito aos cidadãos. Alguns comerciantes, donos de bares, restaurantes e armarinhos, que estão há mais de 40 anos no local, permanecem com seus pontos de venda.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Desmatamento se aproxima de povos isolados na última fronteira da Amazônia brasileira

Uma família de indígenas isolados se perdeu de seu grupo e acabou entrando em contato com a sociedade não indígena. Há mais de um mês, membros da Funai estão acampando perto da família, ajudando-os a caçar e pescar.
Publicidade

Leia também

Publicidade