Pesquisa sobre qualidade da água em Manacapuru é selecionada para apresentação em congresso nos EUA

A pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre o acesso e o consumo de água não tratada e a infecção por parasitoses.

O estudante Matheus Nogueira, do 5º período da Afya, Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru, teve sua pesquisa acadêmica com o tema: “Qualidade da água e saúde intestinal: avaliação do acesso à água tratada e da prevalência de endoparasitoses em Manacapuru, interior da região amazônica”, selecionada para apresentação na 9ª edição do Congresso Mundial sobre Doenças Infecciosas. O evento acontece em outubro, em Orlando, na Flórida, reunindo especialistas de diversas partes do mundo.

O estudo desenvolvido por Matheus integra o programa de Iniciação Científica da Afya Manacapuru e tem como objetivo investigar a relação entre o acesso e o consumo de água não tratada e a infecção por parasitoses na população do município.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

O estudante Matheus Nogueira realizou a pesquisa. Foto: Divulgação

Leia também: Pesquisa realizada em Mato Grosso diminui tempo de eliminação de poluentes na água

A pesquisa teve início em setembro de 2024, no Laboratório Central de Análises Clínicas de Manacapuru (LACEN), onde Matheus realizou entrevistas com pacientes, coletando dados e amostras fecais para análise laboratorial.

A investigação busca não apenas compreender a relação entre o consumo de água não tratada e infecções, mas também contribuir com informações que possam auxiliar em ações de conscientização e políticas de saúde pública. A pesquisa ainda está em andamento e pode ser conferida no link.

Sobre a seleção para um evento tão importante dentro da área científica, Matheus Nogueira afirma que sempre teve interesse por experiências acadêmicas internacionais.

“Movido pela relevância científica do tema, me dediquei à busca por congressos globais na área de doenças infecciosas e encontrei o World Congress on Infectious Diseases como uma oportunidade ideal”, conta.

Leia também: Rainha da Amazônia: amostra de água vista com microscópio tem a forma de uma coroa

O estudante Matheus Nogueira realizou a pesquisa. Foto: Divulgação

Para garantir a participação no evento, o estudante da Afya submeteu um resumo detalhado da pesquisa, que passou por uma avaliação criteriosa de uma banca científica, analisando aspectos como relevância, originalidade, rigor metodológico e contribuição para a área.

Durante o congresso, Matheus apresentará sua pesquisa em uma exposição oral de 20 minutos. Esta será a primeira vez que ele apresentará os resultados do estudo e sua estreia em um congresso internacional.

“É um marco desafiador na minha trajetória acadêmica, que só foi possível graças ao apoio de tantas pessoas queridas. Sou muito grato à minha família, amigos, à Faculdade Afya Manacapuru e à equipe de pesquisa, sob a orientação das professoras Ádrya Souza e Dra. Nadielle Castro”, destacou.

O evento em Orlando reunirá pesquisadores e especialistas de diversas partes do mundo para debater os avanços no estudo das doenças infecciosas. 

Leia também: Saneamento é inclusão: indígenas contam como acesso à água em Manaus muda o conceito de cidadania

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Onça-pintada nas telas: seis produções para conhecer o maior felino das Américas

Da ficção ao realismo selvagem, essas produções revelam diferentes faces desse animal emblemático: feroz, misterioso, ameaçado — e essencial ao equilíbrio ecológico.

Leia também

Publicidade