E-book aborda sustentabilidade e literatura amazônica em forma de poesia

O projeto de extensão Semeando Textos, que resultou no e-book, faz parcerias com escolas de educação básica de ensino em Belém e região metropolitana.

Alunos da Escola Estadual Dom Pedro II, autores do e-book. Foto: Mariane Smith

A pouco menos de um ano para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém (PA), os olhos do mundo todo já se voltam para a Amazônia, na riqueza da sua fauna e flora, levantando temas como sustentabilidade e preservação ambiental. Neste contexto, o projeto Semeando Textos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) lançou o e-book ‘Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia’.

O projeto de extensão Semeando Textos faz parcerias com escolas de educação básica de ensino em Belém e região metropolitana. Para o e-book ‘Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia’, a produção dos textos e ilustrações são dos alunos do 2º ano da Escola Estadual Dom Pedro II, no qual abordam temas do cotidiano paraense e amazônico.

Sofia Rodrigues, 17 anos, escreveu o poema intitulado “Açaí Amazônico”, por considerar que o fruto representa o estado.

A aluna explica que a experiência no projeto ajudou a adquirir conhecimentos que serão úteis também na sua formação.

Inspirada por memórias afetivas de sua família, Yasmin Kawasaki, 16 anos, também escreveu sobre o fruto em “O açaí”. “Ele traz lembranças e destravou muitas memórias que eu tinha guardado na minha cabeça e pra mim foi um momento muito mágico, porque pude relembrar tudo isso e colocar um pouquinho do sentimento da nossa ligação com esse alimento”, comentou a estudante.

“Pra mim é uma felicidade imensa ter o meu poema no livro. O poema não é um tema assim que a gente vê sendo escrito com muita facilidade, mas através do projeto a gente teve todo um apoio, todo um aparato para conseguir desenvolver esse texto”, afirmou Yasmin.

Lançamento do e-book no campus Belém. Foto: Mariane Smith

Coordenadora do projeto Semeando Textos, a professora da Ufra, Liliane Afonso, explica que o objetivo do projeto é trabalhar a literatura, levantando temas sobre o contexto da Amazônia e a sustentabilidade.

O projeto realiza oficinas sobre literatura nas escolas de educação básica e cada ação termina com um gênero. Na ação anterior, foi trabalhado contos na Escola Estadual Mário Barbosa. Neste ano, na Escola Estadual Dom Pedro II o gênero foi poesia, que também foi uma demanda da escola.

“A construção é uma parceria com a escola. Nós realizamos oficinas de literatura, de poesia, de poemas e aí esses alunos se sentiram motivados a serem protagonistas e escreverem suas próprias poesias. Eles escreveram e a partir delas,  ilustraram também. Nós fizemos uma reunião desses poemas e organizamos todos em um e-book”, explicou Liliane Afonso.

Os temas dos poemas estão ligados diretamente ao contexto amazônico, levando em conta a cultura e a preservação do meio ambiente.

O lançamento oficial do e-book ocorreu na última quinta-feira, 12, no campus Belém, e contou com a colaboração da coordenação adjunta do Projeto Semeando Textos, professora Thaís Amorim, do professor Jany Eric Queirós, coordenador do curso de Letras da Ufra, campus Belém, bolsistas e voluntárias do projeto, Claudilane, Laila e Giulia. 

O e-book ‘Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia’ reúne 52 autores e está disponível gratuitamente no site da EduCapes.

*Com informações da UFRA

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade