Foto: Divulgação
Após anos de pausa, o município de Autazes retoma com força total um dos eventos mais tradicionais de sua história: a XXIV Feira Agropecuária e a XXV Festa do Leite. O retorno marca não apenas a celebração da cultura e da economia local, mas também um momento histórico, com a confirmação de três grandes atrações nacionais — algo inédito na cidade.
O Evento reforça o compromisso da gestão do prefeito Thomé Neto com o fortalecimento do setor primário, o incentivo ao produtor rural e o resgate das tradições que fazem de Autazes a ―Terra do Leite.
A Feira Agropecuária e a Festa do Leite sempre foram símbolos da identidade autazense, reunindo produtores, agricultores, pecuaristas, empreendedores e famílias em torno da força do campo. Com o resgate da programação em 2025, a Prefeitura de Autazes busca valorizar o setor primário, que é a base econômica do município e responsável por grande parte da geração de emprego e renda local.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Além disso, todas as áreas estarão envolvidas e serão beneficiadas, como: moto taxistas, taxistas, rede hoteleira, restaurantes e comércios, além de vendedores ambulantes, entre outros. A estimativa é que a economia seja aquecida em torno de R$ 15 milhões nos quatro dias de programação.
O evento acontecerá no Parque de Exposições Jair de Menezes Tupinambá e contará com um espaço para exposição de animais, produtos agrícolas, derivados do leite, artesanato e gastronomia regional, além de rodadas de negócios e palestras técnicas voltadas à inovação e à sustentabilidade na produção rural.
Durante o dia será realizada a feira agropecuária e a noite a festa do leite e um dos grandes destaques deste ano é o inédito número de três atrações nacionais, que prometem movimentar o público e colocar Autazes novamente no mapa dos grandes eventos do interior amazonense.
As atrações nacionais são Banda Magníficos, Léo Foguete e Natanzinho Lima. E as atrações regionais confirmadas são Ângelo Márcio, Mikael, Jhon Veiga, Forró Ideal e George Japa.
A programação musical será uma oportunidade de lazer para a população e de fortalecimento do turismo e da economia local, aquecendo setores como hotelaria, comércio e alimentação. De acordo com a organização, a retomada da Feira e da Festa do Leite representa um reencontro com as origens e o orgulho de ser autazense, celebrando o trabalho de quem vive e faz o campo prosperar.
Leia também: INPI reconhece Indicação Geográfica para o queijo de Autazes, no Amazonas

Linha de crédito para beneficiar o produtor rural
A XXIV Feira Agropecuária contará com a presença de Agentes Financeiros, como: AFEAM, BASA, BANCO BRADESCO e SICOOB, que atuam com linhas de crédito rural tanto para custeio quanto para investimento. A estimativa é que o valor total disponibilizado para os produtores de Autazes chegue à marca de R$ 1,6 milhão para a aquisição de máquinas, equipamentos, animais e apetrechos de pesca.
Além do crédito rural, também serão realizadas diversas atividades voltadas ao setor primário, possibilitando aos agricultores, pecuaristas e piscicultores o acesso a novas tecnologias, por meio de capacitações das entidades parceiras, como: EMBRAPA, SISTEMA SEPROR, IDAM, ADAF, SEBRAE, FAEA/SENAR, entre outros.
A Feira Agropecuária também contará com expositivos de máquinas, equipamentos, insumos agrícolas, através de várias empresas agropecuárias do Estado, que estarão presentes no evento. Isso possibilita o negócio em tempo real, por meio das linhas de crédito destinadas ao setor primário.
Exposições de animais
Nesta edição da Feira Agropecuária, haverá, também, a exposição de animais, como: bovino, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos e pequenos animais. Essa iniciativa trará oportunidades de negócios através da aquisição de touros, matrizes de alta genética, tornando possível o melhoramento genético de animais dessa região. Uma vez que o caminho de desenvolvimento da pecuária de Autazes está no investimento em tecnologia e genética, pontos principais da Feira Agropecuária.
Programação
A programação da Feira Agropecuária será extensa e contará com:
- corrida de cavalos,
- concursos de melhor queijo, doce de leite, coalhada,
- torneio leiteiro, tanto de bubalino quanto de bovino,
- mostras de pequenos animais, como: caprinos e ovinos;
- além do rodeio.
Outra atividades também aquecerão a economia de Autazes com oportunidades de negócios e geração de emprego e renda, o que faz o município ser reconhecido como ‘Terra do Leite, Queijo e do Potássio’.
