Influenciadores ribeirinhos. Foto: Reprodução/Instagram
A imensidão da Amazônia tem ganhado cada vez mais destaque no cenário nacional e internacional, impulsionada pela crescente presença da internet em comunidades antes isoladas. Um novo fenômeno tem surgido nas redes sociais: influenciadores ribeirinhos que, por meio de vídeos e postagens em diversas redes sociais, compartilham com o mundo suas vivências, tradições, desafios e belezas naturais.
A equipe do Portal Amazônia reuniu sete perfis de influenciadores que têm se destacado ao mostrar, com autenticidade, o cotidiano nas margens dos rios amazônicos. Confira:
Os Ribeirinhos
Administrado por moradores de Cametá (PA), o perfil ‘Os Ribeirinhos’ já ultrapassa a marca de 914 mil seguidores. Com muito bom humor, o grupo mostra o cotidiano da comunidade às margens do rio Pindobal-Miri. Um dos vídeos mais famosos da página é onde eles ensinam como coletar e preparar o turu, molusco tradicional da culinária amazônica, encontrado em cascas de árvore.
Leia também: Turú: conheça o molusco afrodisíaco da Amazônia
Mady Guerreiro
Direto da comunidade de Padaria, a 40 minutos de Laranjal do Jari (AP), Mady Guerreiro mostra, para seus mais de 70 mil seguidores, um pouco da rotina de quem vive no interior do Amapá. Seus vídeos valorizam a culinária local e destacam as dificuldades enfrentadas pela população ribeirinha, sempre com um olhar sensível e acolhedor.
Saiba mais: Conheça Laranjal do Jari: Laranjal do Jari
Dauris Souza
Na charmosa Afuá, conhecida como a “Veneza Marajoara”, vive Dauris Souza. Com 105 mil seguidores, ela compartilha a vida sobre palafitas e o impacto das marés na mobilidade dos moradores. Seus vídeos são um mergulho na realidade de uma das regiões mais singulares da Amazônia paraense.
Saiba mais: ‘Veneza marajoara’: Conheça Afuá, a cidade das bicicletas
Agenor Tupinambá
Com impressionantes 1,7 milhão de seguidores, Agenor Tupinambá ganhou notoriedade nacional ao compartilhar vídeos com sua capivara de estimação, Filó. Morador de Autazes (AM), Agenor documenta a rotina no interior do Amazonas, misturando afeto, natureza e curiosidades da vida ribeirinha.
Saiba mais: Confira curiosidades sobre as capivaras
Maria Izabel
Mãe de cinco filhos e moradora da Ilha do Marajó (PA), a simpática Maria Izabel cativa seus 175 mil seguidores com sabedoria e carisma. Recentemente, viralizou ao demonstrar um método tradicional da região para tratar inflamações na garganta, usando recursos naturais da floresta.
Saiba mais: Ilha do Marajó, o maior arquipélago de mar e rios do mundo
Lair Silva – A Ribeirinha do Amazonas
Aos 19 anos, Lair Silva acumula mais de 140 mil seguidores. Moradora de Anamã (AM), às margens do Rio Solimões, ela utiliza as redes sociais para mostrar os impactos das mudanças climáticas na vida das comunidades ribeirinhas, especialmente aquelas que dependem da pesca e da agricultura.
Saiba mais: Conheça Anamã
Gabriel Simon
Com um estilo mais poético e reflexivo, Gabriel Simon reúne mais de 20 mil seguidores. Natural de Oeiras do Pará (PA), ele é filmmaker e editor, e utiliza seu talento audiovisual para registrar e exaltar as belezas naturais e culturais da Amazônia.
Fábio Ribeiro
Com 33 mil seguidores, Fábio Ribeiro também compartilha sua vida na Ilha do Marajó (PA). Um dos diferenciais de seu conteúdo é a construção de sua casa sobre palafitas, cuja evolução ele mostra passo a passo, tornando seu perfil uma espécie de diário visual da vida ribeirinha.
Leia também: Grafismo marajoara: reprodução de achados arqueológicos movimenta economia na Ilha do Marajó