Guitarrada do Pará é reconhecida como manifestação da cultura nacional

A guitarrada surgiu no Pará na década de 1970, proveniente da fusão de ritmos regionais, como o carimbó e o siriá, com gêneros caribenhos, como o merengue, a cúmbia, o mambo e o zouk.

Mestre Vieira, pioneiro da guitarrada: gênero foi homenageado com reconhecimento nacional. Foto: Anderson Astor/MDA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (29) a lei que reconhece a guitarrada, gênero musical do Pará, como manifestação da cultura nacional (Lei 15.192, de 2025).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O texto é oriundo do PL 170/2023, do deputado Airton Faleiro (PT-PA), e foi aprovado em julho pela Comissão de Educação (CE) do Senado, sob a relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Além da Guitarrada, o presidente também reconheceu Boa Vista como a Capital Nacional da paçoca de carne e farinha.

Saiba mais: Boa Vista é reconhecida como Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha

A guitarrada surgiu no Pará na década de 1970, proveniente da fusão de ritmos regionais, como o carimbó e o siriá, com gêneros caribenhos, como o merengue, a cúmbia, o mambo e o zouk. O marco inicial do estilo foi o álbum Lambadas das Quebradas, de Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, em 1978.

mestre vieira guitarrada pará
Mestre Vieira é criador do gênero. Foto: Reprodução/Agência Pará

Leia também: Mestre Vieira, o criador da guitarrada paraense, ganha inventário sobre sua obra

“Também serviu como base e inspiração para outros gêneros que se tornaram populares nacionalmente, como a lambada e o brega pop, evidenciando sua influência”, afirmou Paim durante a reunião em que a matéria foi aprovada.

Ele também destacou que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro, ressalta a importância do reconhecimento do ritmo paraense como manifestação cultural nacional.

*Com informações da Agência Senado

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade