Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 14 Abril 2021

​Pirarucu com crosta do uarini, purê de abóbora da terra, redução de tucupi com baniwa e ar de laranja

O pirarucu é um peixe muito consumido na Amazônia, sua carne é nutritiva e possui um sabor sem igual. O chef Betto Sodré preparou uma receita de pirarucu com crosta do uarini e, como acompanhamento, purê de abóbora da terra e redução de tucupi com baniwa e ar de laranja. Confira: 

.
Ingredientes:

200 g de pirarucu
1 limão
Sal e pimenta a gosto
1 abóbora da terra
40 g de farinha do uarini
1 colher de manteiga
1 laranja Bahia
1/2 litro de tucupi
1/2 maço de jambu
100 g de pimenta de cheiro
1/2 maço de chicória
1/2 maço de cheiro verde
1 cenoura média
1 cebola média
1 vidro de leite de coco
3 dentes de alho
1 g de licitina em pó ou 10 g em pasta
1 g de pimenta baniwa em pó

Foto: Divulgação

Receita:

Temperar o pirarucu com limão, alho, sal e pimenta a gosto. Selar os dois lados do peixe em uma frigideira bem quente com um fio de azeite, retirar do fogo, acrescentar manteiga na parte superior pra grudar a farinha do uarini pra fazer a crosta. Levar ao forno por 5 minutos.

Cozinhar a abóbora da terra com pouca água em fogo médio, até amolecer. Após desligar o fogo, retirar as sementes e passar na peneira pra ficar com uma textura bem lisa. Dispor na frigideira, acrescentar leite de coco, acertar o sal e pimenta .

Para a redução de tucupi: ferver o tucupi, sempre acrescentando água quando necessário, temperar o tucupi com cenoura, cebola, cheiro verde, chicória, pimenta de cheiro, jambu. Depois acertar o sal e pimenta. Deixar o tucupi reduzir, acrescentar uma pitada de pimenta baniwa.

Pra redução de laranja: dispor o suco da laranja numa tijela ou bowl, acrescentar a lecitina de seja, usar um mixer ou fuet pra bater até chegar na textura de ar.

Para empratar :

Riscar o purê com uma espátula ou costas da faca, dispor o peixe delicadamente ao lado, pingar a redução ou se preferir circular com a colher, por último colocar o ar próximo ao peixe e próximo a redução de tucupi.

Bom apetite!!!

Veja mais notícias sobre Gastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 14 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/