Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Junho 2022

Dia Mundial do Café: conheça comidas amazônicas tipicamente consumidas com a bebida

pupunha

O Brasil é país que mais produz e um dos que mais consome café no mundo, de acordo com a Organização Internacional do Café. Em 2018 foram produzidas 58 milhões de sacas de café no país, o que representa 36% da produção mundial.

Na Amazônia, a bebida está presente no café da manhã, após o almoço, no lanche da tarde ou até no jantar. Mas afinal, com o que o amazônida consome o café? 

O Portal Amazônia preparou uma seleção de comidas que são consumidas com café e algumas combinações podem surpreender. Confira:

Foto: Divulgação/Amazonastur

X-Caboquinho

Considerado patrimônio cultural e imaterial da cidade de Manaus (AM), o famoso x-caboquinho é uma típica combinação de pão francês, queijo coalho, banana pacovã frita e tucumã, fruta nativa da região, e pode variar de Estado para Estado. Geralmente é consumido acompanhado do café ou café com leite.

Foto: Reprodução/Blog Mochilão das amigas

Pupunha

Por ser uma fruta bastante versátil, a pupunha pode ser consumida de diversas maneiras, sendo um alimento altamente nutritivo. Na Amazônia, o costume de comer pupunha cozida com café no fim de tarde é bastante popular entre moradores da região.

Foto: Fernanda Sette

Macaxeira

A macaxeira - ou mandioca em alguns Estados - pode ser utilizada na produção de vários pratos típicos da região, como o  popular bolo de macaxeira, mas também é frequentemente encontrada cozida (ou até mesmo frita) acompanhada de um cafezinho. 

Foto: Reprodução/Padaria Pão da Vida

Farinha 

É exatamente isso: café e farinha de mandioca. Há quem goste e quem deteste, mas é inevitável não citar um costume comum, principalmente se você é do Maranhão ou do Amazonas, por exemplo. 

Leia também: Farinha d'água ou Farinha ovinha? Conheça as diferenças das farinhas de mandioca

Foto: Reprodução/Facebook-Enquanto isso no Maranhão

Tapioca

E por falar em tapioca, assim como o x-caboquinho, também é um prato bastante requisitado com café. Podem ser acrescentados na tapioca recheios como queijo, tucumã e outros ingredientes para incrementar a receita. 

Foto: Reprodução/Cozinha Legal

 O bom e velho café puro

 Apesar de ser consumido com diversas comidas típicas e parte de centenas de receitas, tem gente que não abre mão do café puro ou apenas com açúcar. Conta pra gente: você costuma tomar café com o quê?

Veja mais notícias sobre AmazôniaGastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/