Manaus 30º • Nublado
Domingo, 21 Abril 2024

Casa da Cultura, no Pará, exibe produções audiovisuais feitas na Amazônia

Oficina-de-Produc-o-Audiovisual-Kokinire-Haraxare

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará,  realiza, entre os dias 19 a 24 de fevereiro, o evento 'A Casa da Cultura e o Audiovisual na Amazônia', uma programação voltada totalmente para as produções audiovisuais criadas na região amazônica, com o objetivo de apresentar e difundir essas obras à comunidade.

A programação é gratuita e constituída de um ciclo formativo, que inclui rodas de conversa e a presença de autores de obras audiovisuais. O público também terá acesso a exibição de filmes feitos na Amazônia.

Foto: Divulgação

Os ciclos formativos serão coordenados por dois nomes influentes no audiovisual no sudeste do Pará: Rayda Lima e Kokinire Haraxare. Rayda é reconhecida por suas criações envolvendo o protagonismo de mulheres e minorias na Amazônia. Ela já recebeu o Prêmio de Incentivo à Arte e à Cultura pela Fundação Cultural do Pará, pelo documentário "Caminhos e Memórias do Povo Aikewara". 

Kokinire Haraxare é conhecido por seu documentário "No Gramado e na Aldeia Gavião", que aborda a história do Gavião Kyikatêjê Futebol Clube na primeira divisão do campeonato paraense de futebol. Ele também trabalha a produção de projetos em diversas linguagens audiovisuais.

Foto: Divulgação

O ciclo formativo ocorrerá de 19 a 23 de fevereiro, das 14h às 18h. No dia 24, o último encontro será realizado de 9h às 12h.

Produções audiovisuais 

O público que comparecer na programação terá acesso a diversas produções audiovisuais realizadas na Amazônia, inclusive filmes criados a partir de oficinas, praticadas em Canaã dos Carajás, Serra Pelada e Ourilândia do Norte.

O encerramento da programação será protagonizado pelas produções dos participantes que se formaram na Casa da Cultura. O espaço também exibirá o filme "Amazonas, o Maior Rio do Mundo", recuperado pela Cinemateca, produzido e dirigido pelo diretor Silvino Santos, em 1918.

Os interessados em participar da programação devem ligar ou enviar uma mensagem para o número (94) 99220-3451. A Casa da Cultura fica localizada na Rua Esmeralda, 141, bairro Nova Canaã II.

Confira as datas e horários dos filmes e documentários que serão exibidos durante a programação:

23 de fevereiro

19h40: INHÕBIKWA – 12min10s/ Ficção

19h53: "MANÁ CANAÃ: Terra Feita Por Elas" 12 min/documentário

20h06: No Gramado e na Aldeia Gavião - 13min21s/documentário

20h26: Caminhos e Memórias do Povo Aikewara – 30 min/documentário

24 de fevereiro

19h40: Ser ou Não Ser? - 14min26s/ Ficção

19h55: Arte Rupestre de Monte Alegre – 6 min/ documentário

20h02: "O Diário de Hannah" – 13 min/Ficção.

20h15: "Amazonas, o Maior Rio do Mundo" – 54 minutos/documentário.

21h20: Exibição do Produto Audiovisual resultado do ciclo formativo realizado no evento "A Casa da Cultura e o Audiovisual produzido na Amazônia".

Veja mais notícias sobre ArtePará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 21 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/