Manaus 30º • Nublado
Segunda, 30 Janeiro 2023

Livro destaca trajetória de pesquisadores pioneiros em saúde pública em Rondônia

1c7c52abe1fb6a681e35472f27d6405f-2

A obra "Fiocruz Rondônia: histórias de vidas dedicadas à Ciência na Amazônia" será lançada no 11 de novembro de 2022 em Porto Velho. O livro, em formato físico e e-book, destaca a trajetória de pesquisadores pioneiros em estudos sobre malária e saúde pública no estado de Rondônia.

Esta publicação é resultado do projeto memória institucional contemplado em 2020, em Chamada Interna da Fiocruz para projetos de memória, no contexto das comemorações pelos 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz no Brasil.

A Fiocruz Rondônia teve sua proposta aprovada e ressalta a importância da pesquisa científica no campo das doenças negligenciadas para o fortalecimento da ciência na região Norte do Brasil, com destaque para os pioneiros que ajudaram no surgimento da Fiocruz Rondônia.

A obra está dividida em seis seções, as quais destacam a vinda do cientista Oswaldo Cruz à Porto Velho, no começo do século XX, por ocasião da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré; passando pelas investidas de pesquisadores contemporâneos do renomado parasitologista Luiz Hildebrando Pereira da Silva ao Estado, entre o fim da década de 1980 e começo da década seguinte; a formação de pesquisadores em Saúde Pública e o impacto de seus estudos frente aos desafios sanitários da região.

Foto: Reprodução/Editora CRV

O jornalista José Gadelha da Silva Junior é o organizador da obra, destacou a importância dessa publicação para a valorização da ciência em Saúde Pública em Rondônia:


"Eu atuava na Comunicação com uma certa distância das questões de saúde e pesquisa. Mas, ao concluir o Mestrado (2016) e ter a oportunidade de vir pra Fiocruz RO, em 2019, muita coisa mudou na percepção desse espaço. Reunir histórias de vida de pesquisadores que estiveram ao lado de Luiz Hildebrando é reflexo dessa transição. A saúde que temos hoje, as pesquisas que hoje desenvolvemos no campo da Saúde Pública refletem o engajamento de gente pioneira. Contar essas histórias e dar visibilidade a elas é muito significativo para mim, como profissional da Comunicação e como pessoa, sobretudo".


O livro presta uma homenagem especial aos pesquisadores colaboradores e egressos do Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental (PPGBIOEXP/Fiocruz RO/UNIR), que teve o seu surgimento diretamente ligado à chegada de pesquisadores da USP a Rondônia para desenvolverem pesquisas sobre malária, além de uma seção que faz homenagem aos demais colaboradores da instituição, pessoas "anônimas" que contribuem diariamente para as pesquisas realizadas pela Fiocruz em Rondônia.

Saiba mais sobre a obra

A produção da obra começou no segundo semestre de 2020 e foi fruto de muita pesquisa, sendo ouvidas mais de 40 pessoas, entre pesquisadores em Saúde Pública, pesquisadores colaboradores e egressos, tecnologistas em Saúde Pública e trabalhadores comuns que possuíam suas histórias de vida entrecruzadas à própria história da Fiocruz Rondônia.

Os vários relatos ajudaram na compreensão das doenças negligenciadas na Amazônia e no olhar para as condições das populações tradicionais. Para Deusilene Vieira, vice coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Rondônia, o lançamento do livro reforça "o compromisso maior da instituição com a divulgação dos nossos trabalhos de pesquisa, a obra vai permitir uma aproximação ainda maior com a história daqueles que vieram antes de nós e com o futuro que almejamos para a pesquisa".

O coordenador da Fiocruz Rondônia, Jansen Fernandes de Medeiros, destacou a relevância desta iniciativa da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VEPEIC/Fiocruz), que, ao oportunizar às unidades e escritórios técnicos traçarem projetos que valorizem a memória institucional, permite que "sejam ampliadas as vozes de personagens centrais da história da pesquisa em Saúde Pública, em diferentes contextos e regiões do país, contribuindo para a disseminação da cultura científica na região Norte".

A obra está disponível na Editora CRV e o lançamento será no dia 11 de novembro, às 19 horas, no Golden Plaza Hotel em Porto Velho.

Que esta publicação possa contribuir para o fortalecimento das políticas públicas destinadas à Saúde Pública das populações ribeirinhas na Amazônia. Continue nos acompanhando e envie suas sugestões no e-mail: .

Sobre a autora

Lucileyde Feitosa é professora, Pós-Doutora em Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho/Portugal), Pós-Doutora em Geografia pela Universidade do Minho/Portugal, Doutora em Geografia/UFPR, Integrante do Movimento Jornalismo e Ciência na Amazônia e colunista da Rádio CBN Amazônia/Porto Velho.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista


Veja mais notícias sobre Amazônia Ribeirinha.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 30 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/