Foto: Reprodução/Blog Porta Retrato-AP
O amapaense Raimundo dos Santos Souza, conhecido como Mestre Sacaca, foi uma figura importante para o cenário cultural do Amapá. Nascido em 1926, em Macapá, Sacaca era conhecedor da medicina natural, tocador de caixa de marabaixo e artesão de instrumentos, além de ter um papel fundamental na preservação da cultura indígena tucuju. Ele se casou com Madalena Souza, a primeira Miss Amapá, com quem teve 14 filhos.
Ao longo da vida, foi uma liderança comunitária de destaque, pois participou da fundação da União dos Negros do Amapá (UNA) e da primeira associação de idosos do estado. Ele também marcou presença no carnaval amapaense, coroado por mais de 20 anos como Rei Momo, e nos campos de futebol, onde atuou como técnico e massagista, sendo peça-chave no histórico título do Esporte Clube Macapá, campeão do primeiro Copão da Amazônia, em 1975, ao lado de craques como Bira.
Mas foi mesmo na relação com a natureza que construiu seu maior legado. O ‘doutor da floresta’ ou ‘curador da floresta’, como era chamado, era procurado por moradores de todo o Amapá em busca de tratamentos naturais, chás e ervas medicinais. Na década de 1990 apresentava o programa ‘A Hora do Campo’, da Rádio Difusora de Macapá, ensinando sobre as propriedades medicinais das plantas. Além disso, também escrever três livros, nos quais catalogou plantas com uso terapêutico.
*Com informações do Governo do Amapá