Escola de Arte da Ufam abre inscrições; saiba como participar

O Programa Escola de Arte, da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), informa a pré-inscrição para os cursos livres de extensão deste segundo semestre. A pré-inscrição estará disponível do dia 07 de agosto até às 18h do dia 08 de agosto, neste link.

A divulgação do resultado da pré-inscrição acontece no dia 09 de agosto e o teste de aptidão para os cursos de Piano II e Violão II ocorrem nos dias 13 e 14, às 14h. O resultado final será publicado a partir do dia 15 de agosto e a inscrição para o selecionados será feita nos dias 20 e 21 deste mês.

As aulas do programa terão início no dia 10 de setembro e as atividades culminarão em uma mostra nos dias 26 e 27 de novembro.

Teste de Aptidão

Para os cursos de Violão II e Piano II será realizado um teste de aptidão que consiste em apresentar uma música de livre escolha. Os 50 primeiros inscritos de cada dia serão chamados para fazer o teste, conforme o dia e horário marcado na divulgação da pré-inscrição.

Pré-requisitos básicos para o violão: conhecimento básico e preferencialmente ter o instrumento (violão).

Pré-requisitos básicos para piano: conhecimento básico no instrumento.

Inscrição dos Selecionados

A inscrição será feita nas dependências da Faculdade de Artes. O participante deverá trazer uma cópia da identidade; os menores de idade  deverão estar acompanhados de seu responsável e trazer uma cópia da certidão de nascimento ou da identidade.

O participante que não comparecer no ato de inscrição, conforme o cronograma, terá sua inscrição cancelada e substituída pelo próximo do cadastro de reserva.

Cursos oferecidos

Segunda – 14h às 17h

Violão II –  A partir dos 16 anos (20 vagas)
Piano II  –  A partir dos 16 anos (10 vagas)
Musicalização I* –  De 3 a 5 anos (10 vagas)
Musicalização II* –  De 6 a 8 anos (15 vagas)
Canto Coral e Técnica vocal II  (mulheres)-  A partir dos 16 anos (30 vagas)
Canto Coral e Técnica vocal II  (homens) – A partir dos 16 anos (30 vagas)
Pintura Experimental  –  A partir dos 16 anos (20 vagas)
Arte em cerâmica –  A partir dos 18 anos (15 vagas)
Desenho básico  – A partir dos 16 anos (20 vagas)
Desenho básico –  A partir dos 16 anos (20 vagas)
Artes serigráficas –  A partir dos 16 anos (15 vagas)

Terça- 14h às 17h

Piano II  –  A partir dos 16 anos (10 vagas)
Violão II –  A partir dos 16 anos (20 vagas)
Musicalização I* –  De 3 a 5 anos (5 vagas)
Musicalização II*  – De 6 a 8 anos (10 vagas)
Flauta doce e violão* – De 9 a 15 anos (15 vagas)
Canto Coral e Técnica vocal II  (mulheres)-  A partir dos 16 anos (30 vagas)
Canto Coral e Técnica vocal II  (homens) – A partir dos 16 anos (30 vagas)
Pintura Experimental  – A partir dos 16 anos (20 vagas)
Desenho básico  – A partir dos 16 anos (20 vagas)
Desenho básico –  A partir dos 16 anos (20 vagas)
Artes serigráficas –  A partir dos 16 anos (15 vagas)

* Os cursos livres de musicalização I, II, Flauta doce e violão finalizam às 16h.

Resumo dos Cursos Livres

Piano II  – O curso tem o objetivo de aprimorar as técnicas pianísticas, noções básicas de teoria musical, prática instrumental em grupo e individual.

Violão II – Tem a finalidade de aprimorar as técnicas violonísticas, noções básicas de teoria musical e prática instrumental em grupo e individual.

Musicalização I – Pretende inserir as crianças no universo da música  através de vivências sonoras e musicais.

Musicalização II –  O objetivo do curso é inserir as crianças no universo da música através de vivências sonoras e musicais, introduzindo o estudo da flauta doce.

Flauta doce e violão – Traz a prática da Flauta doce e violão, abordando noções básicas de técnica e teoria musical, repertório variado e prática instrumental em grupo e individual.

Canto Coral e Técnica Vocal II – Tem o objetivo de aplicar noções básicas de técnica vocal e prática coral em grupo e individual com repertório variado.

Pintura experimental – Apresentação de práticas e técnicas da pintura, os meios alternativos e diferenciados de fazer arte.

Arte em cerâmica – O curso tem o objetivo de introduzir as técnicas básicas e compreender o processo manual e artesanal, desde o processo de limpeza da argila à queima para se tornar uma cerâmica (objeto artístico/artesanal).

Desenho básico – Abordará noções básicas de desenho para desenvolver e aprimorar técnicas específicas.

Artes serigráficas – Apresentará os princípios básicos da serigrafia e sua aplicação em diferentes superfícies como papel, camisas, etc.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Papa Leão XIV: conheça os pratos favoritos do pontífice na culinária peruana

O pontífice, que passou parte da vida no Peru, destacou alguns dos pratos tradicionais do país que compõe a Amazônia Internacional que marcaram sua trajetória.

Leia também

Publicidade