Roraima prevê alta de 9,4% no plantio de soja em 2026, aponta levantamento

Levantamento divulgado na segunda-feira (18), estima que estado deve chegar a 145 mil hectares de áreas cultivadas com plantações de soja no estado.

Plantio de soja deve crescer 9,4% em Roraima em 2026. Foto: Divulgação/Seadi RR

Uma estimativa da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima (Seadi), divulgada no dia 18 de maio, aponta que o estado deve crescer em 9,42% a área plantada de soja em 2026, passando de 132.421 hectares para 144.893 hectares plantados neste ano.

O levantamento faz parte do programa ‘Rota dos Grãos’, voltado ao fortalecimento da produção agrícola e planejamento do setor de forma sustentável. A ação faz visitas técnicas a propriedades rurais nos municípios para coletar informações sobre plantações de soja, milho, arroz e algodão.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Levantamento prevê expansão de soja em roraima
Produção de soja em Roraima vive momento de expansão. Foto: Reprodução/Rede Amazônica RR

Soja segue com potencial

Entre os dados analisados estão área plantada, produtividade e potencial de expansão das lavouras.

Segundo o coordenador da iniciativa, Frankarlos Lopes, a expectativa é atender mais de 250 propriedades rurais. Para ele, o avanço da produção de grãos fortalece a posição de Roraima como nova fronteira agrícola da Amazônia Legal.

“Durante as visitas, são coletadas informações estratégicas que permitem atualizar o mapa agrícola de Roraima, identificar polos produtivos e gerar dados técnicos que auxiliem no planejamento de políticas públicas e investimentos para o setor”, explicou.

Levantamento faz parte do programa Rota dos Grãos, voltado ao fortalecimento da produção agrícola de Roraima. Foto: Divulgação/Secom Roraima

Leia também: Com safra recorde, Roraima é destaque do agronegócio brasileiro em 2025

A iniciativa faz parte do Plano Roraima 2030, que prevê ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, geração de emprego e inovação no campo. O programa também conta com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria para fortalecer a coleta de dados e a cooperação técnica entre os governos estadual e federal.

*Com informações da Seadi RR

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Documentário paraense apresenta experiências no mapeamento geológico na Amazônia

Apresentação do documentário, nesta segunda (25), integra programação comemorativa dos 15 anos do curso de Geologia da Ufopa.

Leia também

Publicidade