Terra, água, ar e fogo: os quatro elementos podem ser “vistos” nas paisagens da Amazônia

Cercada de belezas naturais, a região atrai turistas do mundo inteiro por suas paisagens únicas, que podem ser interpretadas até mesmo por meio dos quatro elementos.

Uma região com uma vasta biodiversidade de fauna e flora, a Amazônia possui atrativos turísticos diversos por seus cenários paradisíacos que proporcionam experiências únicas. Essa riqueza de elementos na região amazônica pode ser simbolizada até mesmo pelos quatro elementos fundamentais: Água, Ar, Terra e Fogo. 

O Portal Amazônia mostra de que forma esses quatro elementos podem ser “vistos” nas paisagens dessa região tão única. Confira:

Terra 

A terra, o solo, é o elemento que fornece nutrientes e vida às florestas, plantas e até para as serras. A Amazônia conta com uma terra rica em nutrientes para manutenção do ecossistema, mas que também pode ser utilizada em prol do turismo: é o caso da Serra do Tepequém.

Principal destino turístico de Roraima, a Serra do Tepequém e um acidente geográfico situado entre os limites da Venezuela e o município de Amajarí, em uma região onde a vegetação varia entre campos e florestas virgens.

É procurada para atividades como trekking (trilha em meio a montanhas e florestas), além de ser uma opção extra para quem vai visitar o Monte Roraima e Boa Vista e quer estender a viagem.

Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

Ar 

Essencial para sobrevivência humana de maneira geral, o ar obviamente está presente em toda a região amazônica e é um aliado de quem gosta de observar paisagens e se refrescar com a brisa dos ventos.

É possível, por exemplo, sobrevoar a floresta e observar a natureza no nascer ou pôr-do-sol por meio do balonismo, praticado no Acre. Considerado o veículo aéreo mais velho da história da humanidade, é possível realizar passeios de até uma hora de balão na zona rural de Rio Branco, região da BR-364.

Confira 4 dicas para praticar essa atividade no Acre

Foto: Divulgação/Eme Amazônia

Água 

Apesar de ser um destino turístico famoso, muitos não conhecem as encantadoras águas do jalapão, que consiste em uma de suas principais atrações. As águas transparentes dos fervedouros estão na llista e são locais onde não é possível afundar devido à forte pressão da água que joga as pessoas para cima.

Além dos fervedouros existem outros lugares tão interessantes quanto que possuem muita água: cachoeiras, prainhas, rios cristalinos, formações rochosas, dunas e chapadas se espalham pela imensidão do Tocantins.

Foto: Reprodução/Trip to follow

Fogo 

Claro que não vamos falar do fogo literalmente, mas do calor que ele proporciona. Alguns amam, outros odeiam, o fato que o calor é um ótimo companheiro para temporadas de férias, principalmente em praias. 

Uma delas é a praia de Joanes. Localizada no Marajó, que é maior arquipélago fluvio-marítimo do mundo (cercado por rios de um lado e por mar do outro), está entre os mais importantes cenários ecológicos do Brasil. A Praia de Joanes está localizado em uma vila histórica, tranquila e com alguns restaurantes que oferecem comidas regionais, para “aquecer” os corações dos visitantes.

Foto: Reprodução/Hersonam/TripAdvisor

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Abelhas são fonte de renda extra para agricultores familiares no Mato Grosso

Projeto Semêa, realizado pela Fundação Bunge, incentiva o uso de abelhas para fomentar agricultura regenerativa e de baixo carbono.

Leia também

Publicidade