Conheça 3 praias “escondidas” do Amapá

Para quem vive na Amazônia, aproveitar o período de calor em praias típicas da região é um refúgio. Conheça algumas opções!

Foto: Reprodução/Governo do Amapá

Por estar localizado na bacia da foz do rio Amazonas, o litoral amapaense não possui praias de águas cristalinas e nem grandes ondas. No entanto, para quem vive na Amazônia, aproveitar o período de calor em praias típicas da região é um refúgio. Conheça algumas opções imperdíveis no Amapá:

Praia do Goiabal

Localizada no município de Calçoene, a 22 km da capital do Amapá, a Praia do Goiabal tem pouco mais de 4 km de extensão. Com águas escuras, que clareia no período de julho a dezembro, a praia possui um difícil acesso por uma estrada de terra. 

Por ser afastada, a praia não é muito movimentada, sendo ideal para quem deseja relaxar e aproveitar as belezas naturais ou até mesmo acampar.

É possível também visitar o Parque Arqueológico do Solstício, onde há um círculo de pedras, apelidado de “Stonehenge do Amapá” devido à semelhança com o ponto turístico da Inglaterra. De acordo com suposições, o monumento foi construído como antigo observatório dos povos originários da região.

Praia do Goiabal, em Calçoene. Foto: Reprodução/Governo no Amapá

Praia da Boca do Inferno

Com uma areia escura e cortada pelo Igarapé do Inferno, a praia fica localizada na estação ecológica da Ilha de Maracá, a 306 km de Macapá (AP) pela BR-156. Cercada por uma mata fechada, para acessá-la é necessário atravessar o igarapé.

A ilha é uma área de preservação e pesquisa, portanto na região é proibida a pesca e a caça de animais. A conservação da fauna e da flora se torna um dos pontos de apreciação na ilha, que possui espécies de aves do mangue, como o guará vermelho e as garças.

Praia da Boca do Inferno. Foto: Reprodução/Praias do Brasil

Praia da Fazendinha

Localizada no distrito de Fazendinha, no município de Macapá, a praia é de águas fluviais banhadas pelo rio Amazonas. Muito procurado pela proximidade, já que fica somente a 13 km da capital.

Com diversas atividades ao ar livre e restaurantes, a Praia da Fazendinha é um ponto turístico de mais fácil acesso para conhecer as belezas amazônicas, com a água do rio e ondas que alcançam a areia da praia.

Praia da Fazendinha. Foto: Jhon Martins/Governo do Amapá

E aí? Você conhece outras praias que poderiam estar nessa lista?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade