Conheça 3 praias “escondidas” do Amapá

Para quem vive na Amazônia, aproveitar o período de calor em praias típicas da região é um refúgio. Conheça algumas opções!

Foto: Reprodução/Governo do Amapá

Por estar localizado na bacia da foz do rio Amazonas, o litoral amapaense não possui praias de águas cristalinas e nem grandes ondas. No entanto, para quem vive na Amazônia, aproveitar o período de calor em praias típicas da região é um refúgio. Conheça algumas opções imperdíveis no Amapá:

Praia do Goiabal

Localizada no município de Calçoene, a 22 km da capital do Amapá, a Praia do Goiabal tem pouco mais de 4 km de extensão. Com águas escuras, que clareia no período de julho a dezembro, a praia possui um difícil acesso por uma estrada de terra. 

Por ser afastada, a praia não é muito movimentada, sendo ideal para quem deseja relaxar e aproveitar as belezas naturais ou até mesmo acampar.

É possível também visitar o Parque Arqueológico do Solstício, onde há um círculo de pedras, apelidado de “Stonehenge do Amapá” devido à semelhança com o ponto turístico da Inglaterra. De acordo com suposições, o monumento foi construído como antigo observatório dos povos originários da região.

Praia do Goiabal, em Calçoene. Foto: Reprodução/Governo no Amapá

Praia da Boca do Inferno

Com uma areia escura e cortada pelo Igarapé do Inferno, a praia fica localizada na estação ecológica da Ilha de Maracá, a 306 km de Macapá (AP) pela BR-156. Cercada por uma mata fechada, para acessá-la é necessário atravessar o igarapé.

A ilha é uma área de preservação e pesquisa, portanto na região é proibida a pesca e a caça de animais. A conservação da fauna e da flora se torna um dos pontos de apreciação na ilha, que possui espécies de aves do mangue, como o guará vermelho e as garças.

Praia da Boca do Inferno. Foto: Reprodução/Praias do Brasil

Praia da Fazendinha

Localizada no distrito de Fazendinha, no município de Macapá, a praia é de águas fluviais banhadas pelo rio Amazonas. Muito procurado pela proximidade, já que fica somente a 13 km da capital.

Com diversas atividades ao ar livre e restaurantes, a Praia da Fazendinha é um ponto turístico de mais fácil acesso para conhecer as belezas amazônicas, com a água do rio e ondas que alcançam a areia da praia.

Praia da Fazendinha. Foto: Jhon Martins/Governo do Amapá

E aí? Você conhece outras praias que poderiam estar nessa lista?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Para onde vão as aves das várzeas amazônicas quando a água do rio sobe?

Mesmo com as grandes mudanças no ambiente, há muitos animais terrestres, sem habilidades para a vida aquática, que se aventuram em viver nestes locais por toda a sua vida.

Leia também

Publicidade