3 municípios para desbravar as belezas naturais do Tocantins

Cidades tocantinenses abrigam belezas naturais que podem ajudar a refrescar nos dias intensos de calor ou mesmo serem fonte de aventura.

Não há nada melhor do que aproveitar um momento para se reconectar com a natureza. No Tocantins, por exemplo, os turistas podem desfrutar de muitas belezas naturais e lugares paradisíacos. As atrações turísticas do Estado são ideais para quem deseja praticar esportes radicais, descansar com a família ou apenas pra relaxar.

Conheça três municípios que contam com lugares que vão te conquistar:

Aurora do Tocantins

No município de Aurora do Tocantins, situado às margens da Rodovia TO-110, está o famoso Rio Azuis. Com uma extensão menor que 150 metros, o Azuis é considerado o menor rio do Brasil e o terceiro menor rio do mundo, de acordo com o Guinness Book (Livro dos Recordes). O rio possui águas transparentes, com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. É um ponto turístico muito frequentado no Tocantins, não só pela curiosa extensão, mas também pela beleza marcante.

O rio possui, em suas proximidades, alguns bares e restaurantes que servem bebidas e pratos típicos do Estado aos visitantes.

Foto: Reprodução/Facebook/Rio Azuis

Pindorama do Tocantins

Um local para quem gosta de mergulho ou aproveitar momentos para se refrescar do calor é Pindorama do Tocantins (distantes a 220 quilômetros de Palmas), onde está a Lagoa do Japonês. O local tem atraído a atenção de muitos tocantinenses e turistas que buscam um lugar para curtir a natureza e se refrescar no intenso calor do verão.

Foto: Reprodução/Facebook/Lagoa do Japonês

Taquaruçu

Quer desbravar a natureza? Localizado a 32 quilômetros de Palmas, a capital do Tocantins, está o distrito de Taquaruçu. O diferencial deste lugar? As cachoeiras de água frias, algo que tem atraído cada dia mais pessoas.

A tranquilidade de Taquaruçu remete às pequenas cidades do interior do Brasil, as cachoeiras e o clima ameno contrastam com as altas temperaturas de outras cidades. São 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes, em um local onde o turista pode praticar atividades como rapel, tirolesa, trilhas – tanto a pé quanto de bicicleta – e se refrescar nas águas.

Entre os principais atrativos, estão Cachoeira da Roncadeira, Cachoeira Escorrega Macaco, Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana, Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o Balneário Natureza.

Foto: Governo do Brasil
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade