3 curiosidades sobre Taquaruçu, cidade que se torna capital do Tocantins por um dia

Com atrações turísticas que encantam quem ama adrenalina, Taquaruçu já foi sede administrativa.

O Distrito de Taquaruçu, no Tocantins, possui algumas curiosidades, principalmente para quem ama adrenalina. Entre elas, é que o município se torna capital do Tocantins por um dia. A ação acontece por um dia há quase 20 anos, durante a comemoração de homenagem ao antigo município de ‘Taquarussu do Porto’.

Isso ocorre porque ‘Taquarussu do Porto’ já foi sede administrativa enquanto Palmas, atual capital, era construída. O distrito foi criado pela lei estadual de Goiás nº 10.419 de 1º de janeiro de 1988, sob a categoria de município e com o nome de Taquarassu do Porto, sendo instalado somente em 1º de junho de 1989. Pela resolução nº 28, de 29 de dezembro de 1989, o município passou a pertencer, sob a condição de distrito, à cidade de Palmas, criada pelo mesmo decreto.

Uma emenda, em 2006, alterou a Orgânica do Município e determinou que todo dia 1º de junho Taquaruçu recebe os serviços relacionados à Prefeitura e a Câmara, relembrando o período em era sede.

Cachoeira do Evilson. Foto: Reprodução/Taquaruçu Turismo

Além dessa peculiaridade, Taquaruçu também é conhecido por seu potencial turístico devido as diversas cachoeiras. Dentre elas estão a cachoeira de Taquaruçu, Roncadeira e a do Evilson.

Esta última tem sua própria particularidade: está localizada na propriedade de Evilson Machado da Fonseca (daí o nome dela) e possui 21 metros de altura.

E para os aventureiros, o distrito abriga a Tirolesa Voo do Pontal, que está entre as maiores tirolesas do Brasil, cuja extensão é de 1300 metros e pouco mais de 200 metros de altura.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Lei determina governo de Rondônia ‘priorizar’ café robusta para consumo na administração pública

Lei publicada em junho já está em vigor. Em caso de descumprimento à norma, decisão deve ser fundamentada, aponta Seagri.

Leia também

Publicidade