Jalapão retoma turismo com visitas ordenadas e novas estruturas; confira as mudanças

Alguns atrativos do Parque passaram a ter acesso permitido mediante agendamento prévio, que deve ser solicitado por guia de turismo, agência de viagens ou condutor registrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Neste momento, em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aponta o reaquecimento do turismo, com aumento de 11,5% nas atividades ligadas ao setor no mês setembro, o Jalapão desponta como um dos roteiros de ecoturismo mais cobiçados.

Dunas são um dos atrativos do Jalapão acessíveis mediante agendamento antecipado. (Foto:Adetuc/Governo do Tocantins)

Para receber os visitantes com maior segurança e qualidade, o Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), tem atuado em duas frentes, no ordenamento e estruturação da região turística e na orientação dos empreendedores locais.

Visitação

O turismo no Jalapão foi reaberto em 30 de setembro, após implementação do selo TO Seguro, com protocolos de biossegurança contra a Covid-19 adotados por grande parte dos atrativos, hospedagens, restaurantes e lojas de artesanato dos municípios mais visitados – São Félix, Mateiros e Ponte Alta.

Além disso, os atrativos do Parque Nacional do Jalapão controlados pela Adetuc, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) – Dunas, Cachoeira da Velha/Prainha e Serra do Espírito Santo – passaram a ter acesso permitido mediante agendamento prévio, que deve ser solicitado por guia de turismo, agência de viagens ou condutor registrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A ficha de solicitação deve ser enviada com, pelo menos, 4 dias de antecedência, para o e-mail: agendajalapao@adtur.to.gov.br.

Somente no primeiro mês de visitação, as Dunas receberam 3.161 visitantes e a Cachoeira da Velha/Prainha, 2.276 turistas. Com relação aos estados com maior presença na região, São Paulo liderou, com 28,7%, seguido de Rio de Janeiro (11,5%), Tocantins (11%) e Minas Gerais (8,8%).

Obras

No início de outubro, foram inauguradas as reformas dos banheiros e a construção de quiosque na Prainha do Rio Novo, na Fazenda Tria Agro; construção de quiosque nas Dunas; proteção e corrimão na Serra do Espírito Santo, no município de Mateiros. Já no município de São Félix, na comunidade do Prata, foi inaugurada uma grande praça de lazer, preparada para atender tanto os moradores locais quanto os turistas.

As obras foram financiadas pelo Banco Mundial, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). Juntas, somaram o valor de R$ 1.658.972,01.

“Já podemos comemorar os resultados de um trabalho intenso, realizado ao longo de 2020, com várias reuniões com as comunidades locais, para a definição dos protocolos que garantiriam a retomada, desenvolvimento de projetos de estruturação física e orientações aos nossos empreendedores”, afirma o presidente da Adetuc e secretário da Sics, Tom Lyra, ressaltando que o governador Mauro Carlesse sempre ressaltou a necessidade da retomada do turismo dentro de um planejamento que contemplasse a tranquilidade e a saúde dos tocantinenses de turistas que já estão movimentando a economia local.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Estudo internacional mostra que relação da Amazônia com a seca não é uniforme

O território tem capacidade variável de resposta à crise climática e algumas regiões parecem ter chegado ao ponto de colapso ecológico.

Leia também

Publicidade