Há mais de 30 anos, família investe no passeio de barco do rio Madeira: ‘Isso aqui é a minha vida’

Marcos Barroso é dono de dois barcos que fazem o passeio pelo rio Madeira, reconhecido, em 2023, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município.

O tradicional passeio de barco em Porto Velho  é uma excelente opção para conhecer as belezas que o rio Madeira reserva. Marcos Barroso é dono de dois barcos que realizam o passeio e perpetua o trabalho que começou com o seu pai há mais de 30 anos.


Atualmente, quatro barcos realizam o tradicional passeio turístico na capital. Dois deles pertencem à família de Marcos. O empresário conta que trabalhar com a embarcação é uma herança de família que começou com o carinho que o pai sentia pelo trajeto.

“Veio de família, passou de pai para filho. O meu pai é pioneiro aqui nesse rio, ele começou a fazer esses passeios de barco há 33 anos”

disse Marcos.

Passeio de barco tradicional de Porto Velho. — Foto: Barco Aparecida/Reprodução

Os barcos Aparecida I e II também são da família de Marcos, composta por seis irmãos e todos são habilitados a pilotar as embarcações. 

“Isso aqui é a minha vida, meu trabalho. Eu sou o único que continua fazendo esse passeio e faço pelo meu pai também, que começou essa história”

contou o presidente da Associação dos Empreendedores de Barco de Turismo.

O passeio dura cerca de uma hora e é cercado por paisagens maravilhosas. Durante o passeio é possível degustar a culinária tradicional de Rondônia e escutar música ao vivo.

O barco precisa ter uma lotação mínima de 20 pessoas para iniciar o trajeto e geralmente parte pelo final da tarde durante os dias de semana. O trajeto é contemplado com vistas incríveis do rio Madeira e do pôr do sol conhecido na região.

Uma rondoniense, moradora de Porto Velho, revelou nunca ter participado do passeio e relatou como foi a sensação de navegar pelo rio. 

Passageiros aproveitando o passeio pelo rio Madeira. — Foto: Mylla Pereira/G1

“Achei a coisa mais linda, não tinha tido a oportunidade de vir no passeio antes e está sendo uma delícia, já agradeci muito a Deus por essa oportunidade”

avaliou Nelma Oliveira, de 68 anos.

Outra passageira, que gostou bastante do passeio, foi a Ana Carolina Pimentel, de 29 anos. Natural do Rio Grande do Norte, ela mora em Portugal há 15 anos e veio para Porto Velho encontrar a namorada. 

“A minha mãe morou aqui na década de 80 e eu sempre ouvi ela contar sobre essa experiência. O passeio é maravilhoso, principalmente pelo contato com a natureza, é muito incrível, uma experiência única e super tranquila, me traz uma calmaria”

disse Ana.

Porto onde ficam as embarcações, em Porto Velho. — Foto: Mylla Pereira/G1

O passeio acontece há muitos anos e em 2023, foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município. A professora aposentada do departamento de História da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Vandira da Silva, explicou a importância dessa medida. 

“O passeio é maravilhoso, estou fascinada em fazer esse passeio novamente depois de muitos anos. E ele deve ser zelado, para que não acabe. Isso faz parte da nossa história, de quem nós somos”

avaliou a professora.

 Por Mylla Pereira, g1 RO*

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade