Rio Madeira

Um dos principais afluentes do Amazonas, o rio Madeira é o 17º maior rio do mundo, com mais de 3,3 mil quilômetros de extensão

Foto: Leandro Morais/Secom-RO

Um dos principais afluentes do Amazonas, o rio Madeira é o 17º maior rio do mundo, com mais de 3,3 mil quilômetros de extensão. O Madeira nasce com o nome de rio Beni na Cordilheira dos Andes, Bolívia. Ele desce das cordilheiras em direção ao norte recebendo então o rio Mamoré-Guaporé e tornando-se o rio Madeira, um rio de planície que traça a divisória entre Brasil e Bolívia.

O rio Madeira recebe este nome, pois no período de chuvas seu nível sobe e inunda grandes porções da planície florestal, trazendo troncos e restos de madeira da floresta, época em que são negociadas pelos madeireiros e transportadas às custas do rio.

Entre a estação chuvosa e a seca o rio varia bastante de profundidade. Na estação seca, as águas do rio, que fluem em direção ao Amazonas, formam praias ao longo de suas margens. Neste período, no seu leito pode ser avistada a grande quantidade de pedras que ajudam a formar as corredeiras periódicas.

Ao mesmo tempo em que o rio enche com as águas das chuvas, o Madeira é invadido pelas águas do Amazonas e sobe cerca de 17m , alagando todas as cachoeiras em seu leito até formar um espelho de água que tanto invade florestas como cobre as praias e toda a planície amazônica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Novo grupo de indígenas isolados no Amazonas está sem proteção há mais de um ano

Funai não publica portaria de restrição de uso nem monta base para monitorar isolados; empresa madeireira e de exploração de gás e óleo atuam na região.
Publicidade

Leia também

Publicidade