Manaus 30º • Nublado
Sábado, 02 Março 2024

'Passeio de barco pelo Rio Madeira' em Porto Velho é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial

O passeio de barco pelo Rio Madeira foi declarado pela Prefeitura de Porto Velho (RO) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município. A decisão, Lei nº 3.009foi publicada no Diário Oficial no dia 10 de janeiro. Segundo o texto da publicação, a decisão se justifica por causa do valor histórico e cultural do passeio.

Pôr do sol no Rio Madeira em Porto Velho.  

Horários e trajeto do passeio
 

Os passeios acontecem de segunda a sexta-feira das 16h às 18h e aos sábados e domingos das 9h às 18h. De acordo com a prefeitura, tendo público suficiente, os barcos saem de uma em uma hora. A dica para quem ama fotografia é programar o passeio para o horário do pôr do sol e também ficar atento à previsão do tempo para escapar das chuvas.

Com relação ao trajeto, as quatro embarcações que atualmente fazem o passeio turístico saem do porto Cai n'água em direção à ponte sobre o Rio Madeira, depois vão até as proximidades da hidrelétrica de Santo Antônio e retornam para o porto, segundo a prefeitura.

"Durante o percurso, ao som de música ambiente, é feita uma breve explanação sobre a história de Porto Velho e também sobre o rio. Todos ainda podem saborear pratos regionais à base de peixes, bebidas e outras iguarias", informou a prefeitura.


Importância histórica 

O Madeira é o rio que banha todos os períodos históricos de Porto Velho. Ele foi o fator decisivo para a ocupação na cidade e por consequência criação de Rondônia. O rio foi batizado, no território brasileiro, com um nome que faz referência a quantidade de troncos de árvores encontrados em suas águas.

O rio apresentava tantas dificuldades para os navegantes que, no início dos anos de 1900, optaram por construir uma ferrovia para não ter que enfrentar seus trechos encachoeirados.

Quando a última tentativa de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) começou, em 1907, Porto Velho surgiu, na beira do rio Madeira, como novo núcleo de povoamento.

Foto: Saul Ribeiro/Prefeitura de Porto Velho

Importância ambiental

O Rio Madeira abriga 40% de todas as espécies de peixes da bacia amazônica, são mais de 1,2 mil. Todos os rios de Rondônia, em algum momento, desaguam no Madeira. Ele nasce na Cordilheira dos Andes, entre os territórios boliviano e peruano. 

Formando um sistema complexo envolvendo quatro rios: o Beni, o Mamoré, o Madre de Dios e o Guaporé. Sua bacia ocupa uma extensão duas vezes maior a qualquer outra na região amazônica.


*Por Ana Kézia Gomes, do g1 Rondônia

Veja mais notícias sobre CulturaRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/