Município integra as regiões turísticas de Roraima e Savana Amazônica.
O município de Alto Alegre está localizado a 80 Km de Boa Vista, em Roraima. O acesso é pela RR-205, a partir do bairro Cidade Satélite, Zona Oeste de Boa Vista. O povoado surgiu em 1953 com a Colônia Agrícola Coronel Mota e os primeiros habitantes foram japoneses que plantavam pimenta do reino, tomate e outros vegetais. A colônia se transformou em município pela Lei Federal Nº 7.009, de 1º julho de 1982.
O município tornou-se um destino turístico perfeito para a prática de pesca esportiva, além de ser o preferido dos amantes de esportes radicais, que escolhem esse trecho para se aventurar nas corredeiras e quedas d’água, seja em rafting ou canoagem.
Confirma os principais atrativos turísticos do município:
Igarapé Au-Au
Um dos balneários mais famosos de Alto legre, o ”Igarapé Au-Au” é um belo atrativo natural. O balneário fica próximo a divisa de Alto Alegre e Boa Vista. Com águas transparentes é ótimo para prática de mergulho, além de contar com a presença de diversas espécies de peixes. O lugar está localizada na BR – 205 à caminho de Alto Alegre, cerca de meia hora de carro da cidade de Boa Vista.
Estação Ecológica Maracá-Roraima
Criada em julho de 1981, para observar a natureza, além da possibilidade de ver biguás, quelônios e onças-pardas ou suçuaranas. A ilha também é habitada por répteis e outros mamíferos de grande porte, como a onça-pintada. Maracá foi a primeira Estação Ecológica do Brasil, fato que contribuiu decisivamente para a sua preservação.
Com mais de 100 mil hectares, está localizada entre os municípios do Amajari e Alto Alegre, no Norte de Roraima. É uma unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e apoiada pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente. O lugar tem mais de duzentas ilhas.
Corredeiras do Paredão
Considerado como uma das mais importantes atrações turísticas naturais de Alto Alegre são as Corredeiras do Paredão, que consiste em um trecho do Rio Mucajaí no qual se forma uma “garganta” que é muito bem indicado para a prática de canoagem. Suas principais vilas são: Taiano, São Silvestre, São Sebastião, Santa Rita e Vila Reislândia (Paredão).