Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Conheça atrativos dos 5 municípios que fazem parte da Savana Amazônica em Roraima

cant_20220609-005827_1
Dentro da região turística de Roraima está a Savana Amazônica. A região é formada por cinco municípios que tem como característica as savanas, um tipo de formação vegetal mista, sendo lar de uma flora e fauna únicas, com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas para quem gosta de turismo de aventura

O Portal Amazônia elencou o que você pode fazer em cada um dos municípios. Confira:

Boa Vista

O município de Boa Vista é uma região riquíssima em belezas naturais, lendas e cultura. A capital de Roraima oferece diversas opções aos visitantes. Dentre os pontos importantes para o turismo local estão a Cachoeira da Serra Grande, Centro de Turismo, Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, Casa de Pepita Brasil, Igreja Matriz, Mirante Edileusa Lóz e a Prelazia.

Já no quesito alimentação, a cidade se destaca com a paçoca (de carne) com banana, damorida (um caldo de peixe apimentado), tacacá, mungunzá, tambaqui na brasa, entre outros pratos típicos da região.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista

Mucajaí

Mucajaí é a terceira maior cidade do Estado, oriunda da antiga colônia agrícola Fernando Costa, que em 1982, tornou-se município, adotando o nome do rio mais próximo. Além dele, é banhada pelos rios Branco e Catrimani. 

A região possui forte vocação para o turismo religioso por ser uma manifestação bem expressiva na região, graças a Festa da Encenação da Paixão de Cristo, que acontece na época da Semana Santa (em abril) no município.

Além disso, o ecoturismo é um potencial a ser explorado em locais como a Cachoeira do Evandro, rica em belezas naturais e possui diversas quedas d'água ao longo de seu percurso.

Foto: Reprodução/Facebook

Alto Alegre

O município de Alto Alegre é um destino perfeito para a prática de pesca esportiva, além de ser o preferido dos amantes de esportes radicais, que escolhem esse trecho ao noroeste da capital para se aventurar nas corredeiras e quedas d'água, seja em rafting e canoagem, na região do Paredão.

Para os que preferem um revigorante banho de cachoeira, opções não faltam: tem a cachoeira da Pedra Grande, do Cedro, do Tucumã e do Filhote, além da cachoeira do rio Mucajaí. 

Também é uma boa opção para quem gosta de aliar viagem e conhecimento, com a Estação Ecológica Maracá-Roraima, criada em julho de 1981, para observar a natureza, além da possibilidade de ver biguás, quelônios e onças-pardas ou suçuaranas. A ilha também é habitada por répteis e outros mamíferos de grande porte, como a onça-pintada. Maracá foi a primeira Estação Ecológica do Brasil, fato que contribuiu decisivamente para a sua preservação.

Foto: Reprodução/Facebook-Estação Ecológica de Maracá

Iracema

O ecoturismo também é um dos principais atrativos no município de Iracema e o destaque fica para a Cachoeira do Leonardo, ideal para o turista que quer se manter em contato com a natureza. Seguindo para a região do Roxinho, cujo acesso se dá por estrada de terra, lugar que é conhecido pela tranquilidade e beleza natural. Possui uma queda d'água de cerca de 10 metros de altura, entre muitas pedras e no meio da floresta.

O Rio Branco banha o município de Iracema e ao longo de seu curso oferece praias (entre janeiro e maio), sendo também possível a realização de atividades como a pesca esportiva ou passeios de barco.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Iracema

Cantá

O município de Cantá possui forte presença de indígenas das etnias Macuxi e Wapixana, que vivem nas comunidades Canauanim, Malacacheta e Taba Lascada. A produção agrícola local abastece Boa Vista e o abacaxi também faz a fama da cidade. 

A Serra Grande é uma boa opção para quem gosta de trilhas, algumas delas levam a cachoeiras e corredeiras, mas o destino mais procurado é o topo da serra. A trilha tem duração de 4 horas e passa por trechos escorregadios, íngremes e com muitos obstáculos naturais, o que garante a adrenalina e aventura, além da vista encantadora. 

O ponto alto da trilha é a cachoeira Véu de Noiva. A cachoeira é uma das belezas naturais de Roraima mais procuradas na região, por não está disponível o ano inteiro. Ela tem tempo para surgir de cima dos 900 metros de altitude da Serra Grande, localizada no Município do Cantá, próximo a margem esquerda do Rio Branco.   

Foto: Reprodução/Tripadvisor

Veja mais notícias sobre TurismoRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/