4 rotas turísticas para explorar em Porto Velho

O cronograma conta com pontos que reúnem registros da história da capital de Rondônia, assim como locais de lazer e descontração.

Porto Velho, é uma das cidades amazônicas onde é possível ainda ver as marcas históricas. E elas são uma das atrações turísticas que mais atraem visitantes. Mas muito além, locais de lazer e descontração também fazem parte dos roteiros para quem quer conhecer a cidade e agora é possível acompanhar rotas para passeios na capital rondoniense.

O levantamento é baseado em informações repassadas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Confira:

Rota das Águas

Balneários são passeios muito procurados em Porto Velho, sobretudo em um dia de sol e calor. Alguns dos mais conhecidos são: Balneário Cachoeirinha, Balneário Rio das Garças e Balneário Jalapão.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

Rota Histórico Cultural 

A Rota Histórico Cultural de Porto Velho reúne uma caminhada pela arte, arquitetura e até pela gastronomia rondoniense. Conta com atrações como: 

As Três Caixas d’Água: Também chamadas de ‘Três Marias’, as caixas d’água foram as responsáveis pelo abastecimento de Porto Velho até a desativação no fim dos anos 1950. Uma curiosidade histórica é que nem sempre as três estiveram juntas.

Casa de Cultura Ivan Marrocos: Na esquina próxima às Três Caixas d’Água está a Casa de Cultura Ivan Marrocos. O visitante pode conhecer a casa por conta própria ou solicitar o acompanhamento. Todo o serviço é gratuito.

Museu da Memória Rondoniense: está localizado na rua Dom Pedro II, bairro São Cristóvão. Ele possui o maior acervo do estado com artefatos arqueológicos, geológicos e paleontológicos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

Circuito das Artes 

O Circuito das Artes de Porto Velho reúne uma série de atrações culturais para a população. O roteiro inclui a segunda maior cidade cenográfica do Brasil e o segundo maior presépio monumental do mundo.

Também inclui museus como o do Parque Natural de Porto Velho, que conta com um museu biológico com várias peças de animais de diferentes espécies em taxidermia, fósseis, borboletas, amostras de plantas prensadas secas (exsicatas) e de peças de madeira recortadas (xilotecas).

Museu Internacional do Presépio. Foto: Jheniffer Núbia/g1 Rondônia

Rota Ferroviária 

A Rota Ferroviária reúne uma caminhada pelos trilhos, locomotivas e áreas da administração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Mas muito além de pontos turísticos, segundo informações da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), os locais ajudam a entender a História de como o Estado de Rondônia começou.

Uma dica extra é aproveitar a viagem pela capela para visitar o Memorial Rondon, onde estão disponíveis à população mais de 400 peças do acervo histórico rondoniense, um filme de seis minutos contextualizando as aventuras de Marechal Rondon e um aparelho de telégrafo.

Foto: Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Abelhas são fonte de renda extra para agricultores familiares no Mato Grosso

Projeto Semêa, realizado pela Fundação Bunge, incentiva o uso de abelhas para fomentar agricultura regenerativa e de baixo carbono.

Leia também

Publicidade