Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Conheça 5 locais que compõem o Circuito das Artes em Porto Velho

museu

O Circuito das Artes de Porto Velho (RO) reúne uma série de atrações culturais, como a segunda maior cidade cenográfica do Brasil e o segundo maior presépio monumental do mundo.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) inclui outros três locais na lista que compõe o circuito e atrai moradores e turistas. Confira:

Teatro Jerusalém da Amazônia

Na BR-364, Km 13, sentido Cuiabá (MT), está o maior teatro a céu aberto da Amazônia. Na cidade cenográfica acontece anualmente a apresentação do espetáculo 'O Homem de Nazaré' durante a Semana Santa.

A peça mostra a história do nascimento, vida e morte de Jesus Cristo. O teatro conta com um elenco de pelo menos 200 pessoas, entre figurantes e atores principais.

A Jerusalém da Amazônia foi criada em abril de 1990 e atualmente é considerada a segunda maior cidade cenográfica do Brasil.

Apresentação de "O Homem de Nazaré", na Jerusalém da Amazônia, em Porto Velho. Foto: Reprodução/Governo de Rondônia

Museu Internacional do Presépio

Na Rua Mané Garrincha, 3154, bairro Socialista está o Museu Internacional do Presépio. O local abriga em seu acervo mais de 1 mil presépios e obras de artes. Ele é considerado o segundo maior presépio monumental do mundo, tem obras de artistas de mais de 50 países e de quase todos os estados do Brasil.

O museu fica aberto para receber a população de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 20h. Para visitar o local, é necessário pagar uma taxa de R$ 10, que segundo a administração, é usada para manutenção do local.

Museu Internacional do Presépio. Foto: Jheniffer Núbia/g1 Rondônia

Memorial Governador Jorge Teixeira

O memorial foi instalado na antiga residência de Jorge Teixeira, o primeiro governador do estado de Rondônia. Ele está localizado na rua José do Patrocínio, 501, Centro. Além das exposições temporárias, o local abriga acervos com móveis, fotos, documentos, recortes de jornais antigos e até objetos do período da criação do Território Federal.

No total, a casa tem seis quartos. O maior, onde dormiam os chefes do executivo estadual, tem vista para o Rio Madeira e o Centro da capital. O quintal da residência oficial tem iluminação natural ideal para fotos, ele também é coberto por grandes árvores e caminhos de pedras.

Memorial reúne objetos que fizeram parte da rotina do ex-governador e ajudam a contar a história de Rondônia. Foto: Diêgo Holanda/Arquivo g1 Rondônia

Museu do Parque Natural de Porto Velho

Dentro do Parque Natural de Porto Velho, além das áreas verdes e trilhas, está um museu biológico com várias peças de animais de diferentes espécies em taxidermia, fósseis, borboletas, amostras de plantas prensadas secas (exsicatas) e de peças de madeira recortadas (xilotecas).

Museu com Acervo Biológico em Porto Velho. Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho

Memorial Rondon

O memorial está localizado próximo da Capela de Santo Antônio. O local tem a exposição permanente "Rondon, o Marechal da Paz", e foi criado com objetivo de resgatar a memória da região.

A população também tem acesso a um centro de documentação, painéis de fotos, recriação de cenários históricos, um filme de seis minutos e prédios destinados a contar a saga das linhas telegráficas, expedição Roosevelt e a história do Marechal. No total, estão disponíveis mais de 400 peças do acervo histórico rondoniense.

Oca erguida nas imediações do Memorial Rondon, em Porto Velho. Foto: Divulgação/Setur RO

*Com informações da matéria de Ana Kézia Gomes, do g1 Rondônia

Veja mais notícias sobre TurismoRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/