Conheça 5 locais que compõem o Circuito das Artes em Porto Velho

A segunda maior cidade cenográfica do Brasil e um museu biológico são algumas das atrações do circuito.

O Circuito das Artes de Porto Velho (RO) reúne uma série de atrações culturais, como a segunda maior cidade cenográfica do Brasil e o segundo maior presépio monumental do mundo.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) inclui outros três locais na lista que compõe o circuito e atrai moradores e turistas. Confira:

Teatro Jerusalém da Amazônia

Na BR-364, Km 13, sentido Cuiabá (MT), está o maior teatro a céu aberto da Amazônia. Na cidade cenográfica acontece anualmente a apresentação do espetáculo ‘O Homem de Nazaré’ durante a Semana Santa.

A peça mostra a história do nascimento, vida e morte de Jesus Cristo. O teatro conta com um elenco de pelo menos 200 pessoas, entre figurantes e atores principais.

A Jerusalém da Amazônia foi criada em abril de 1990 e atualmente é considerada a segunda maior cidade cenográfica do Brasil.

Apresentação de “O Homem de Nazaré”, na Jerusalém da Amazônia, em Porto Velho. Foto: Reprodução/Governo de Rondônia

Museu Internacional do Presépio

Na Rua Mané Garrincha, 3154, bairro Socialista está o Museu Internacional do Presépio. O local abriga em seu acervo mais de 1 mil presépios e obras de artes. Ele é considerado o segundo maior presépio monumental do mundo, tem obras de artistas de mais de 50 países e de quase todos os estados do Brasil.

O museu fica aberto para receber a população de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 20h. Para visitar o local, é necessário pagar uma taxa de R$ 10, que segundo a administração, é usada para manutenção do local.

Museu Internacional do Presépio. Foto: Jheniffer Núbia/g1 Rondônia

Memorial Governador Jorge Teixeira

O memorial foi instalado na antiga residência de Jorge Teixeira, o primeiro governador do estado de Rondônia. Ele está localizado na rua José do Patrocínio, 501, Centro. Além das exposições temporárias, o local abriga acervos com móveis, fotos, documentos, recortes de jornais antigos e até objetos do período da criação do Território Federal.

No total, a casa tem seis quartos. O maior, onde dormiam os chefes do executivo estadual, tem vista para o Rio Madeira e o Centro da capital. O quintal da residência oficial tem iluminação natural ideal para fotos, ele também é coberto por grandes árvores e caminhos de pedras.

Memorial reúne objetos que fizeram parte da rotina do ex-governador e ajudam a contar a história de Rondônia. Foto: Diêgo Holanda/Arquivo g1 Rondônia

Museu do Parque Natural de Porto Velho

Dentro do Parque Natural de Porto Velho, além das áreas verdes e trilhas, está um museu biológico com várias peças de animais de diferentes espécies em taxidermia, fósseis, borboletas, amostras de plantas prensadas secas (exsicatas) e de peças de madeira recortadas (xilotecas).

Museu com Acervo Biológico em Porto Velho. Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho

Memorial Rondon

O memorial está localizado próximo da Capela de Santo Antônio. O local tem a exposição permanente “Rondon, o Marechal da Paz”, e foi criado com objetivo de resgatar a memória da região.

A população também tem acesso a um centro de documentação, painéis de fotos, recriação de cenários históricos, um filme de seis minutos e prédios destinados a contar a saga das linhas telegráficas, expedição Roosevelt e a história do Marechal. No total, estão disponíveis mais de 400 peças do acervo histórico rondoniense.

Oca erguida nas imediações do Memorial Rondon, em Porto Velho. Foto: Divulgação/Setur RO

*Com informações da matéria de Ana Kézia Gomes, do g1 Rondônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade