A rota vai te ajudar a entender a História do Estado de Rondônia.
A Rota Histórico Cultural de Porto Velho reúne uma caminhada pela arte, arquitetura e até pela gastronomia rondoniense. Os pontos turísticos que compõem a Rota Histórico Cultural estão com base nas informações repassadas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Confira:
As Três Caixas d’Água
Também chamadas de Três Marias, as caixas d’água foram as responsáveis pelo abastecimento de Porto Velho até a desativação no fim dos anos 1950.
Uma curiosidade histórica é que nem sempre as três estiveram juntas. Segundo pesquisas da professora Yêdda Pinheiro Borzacov, em 1910 a primeira caixa d’água foi instalada e apenas em 1912 a companhia responsável pela construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré instalou as outras duas para melhorar o processo de abastecimento e distribuição de água em Porto Velho.
Elas estão localizadas na rua Dom Pedro II. Atualmente são completamente pretas, mas já tiveram a parte superior pintada de branco.
Casa de Cultura Ivan Marrocos
Na esquina próxima às Três Caixas d’Água está a Casa de Cultura Ivan Marrocos. O espaço tem esse nome em homenagem a um jornalista.
O visitante pode conhecer a casa por conta própria ou solicitar o acompanhamento. Todo o serviço é gratuito. No local, durante o ano são feitas exposições de arte contemporânea, desenho, pintura, escultura, objetos artísticos, fotografias, além de instalações.
Segundo o Governo de Rondônia, a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.
Museu da Memória Rondoniense
O Museu da Memória Rondoniense (Mero) está localizado na rua Dom Pedro II, bairro São Cristóvão. Ele possui o maior acervo do estado com artefatos arqueológicos, geológicos e paleontológicos.
Além disso, conta com um Centro de Documentação que resgata a História e a identidade dos rondonienses a partir de documentos e jornais antigos. Frequentemente também entram em cartaz exposições artísticas. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Anteriormente o local funcionava como Palácio do Governo. Inaugurado em 1954, foi sede oficial de todos os governadores do então Território Federal de Rondônia.
Mercado Cultural
Bem na frente do Museu da Memória Rondoniense está o Mercado Cultural. Ele reúne eventos culturais, principalmente envolvendo música e dança, além de oferecer semanalmente pratos da gastronomia regional. Já aos domingos é servido café da manhã nordestino.
Unir Centro
O local onde atualmente funciona a sede administrativa da Universidade Federal de Rondônia (Unir) já foi o Porto Velho Hotel, inaugurado em 1953. Ele foi construído para substituir o Hotel Brasil, que por mais de 40 anos era o único hotel em Porto Velho.
O local ficou conhecido nos anos 1970 pelas grandes festas beneficentes realizadas pelo Rotary Club. O Porto Velho Hotel foi tombado em 29 de novembro de 1988.
O prédio está localizado na avenida Presidente Dutra, no centro da capital. Bem ao lado do Mercado Cultural e Museu da Memória Rondoniense.