Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 26 Novembro 2020

Aprenda a fazer costela de tambaqui ao molho de cupuaçu

Desbravar a natureza e ainda ter a oportunidade de cozinhar em um hotel de selva no meio da floresta amazônica é uma combinação perfeita. A proteína para essa receita foi o tambaqui, peixe bastante consumido nos estados do Amazonas e Rondônia. Para dar aquele toque especial, fiz o peixe ao molho de cupuaçu, fruto típico da região. Sua poupa é bastante perfumada e ácida. Como acompanhamentos, você pode servir com arroz de castanha e uma salada simples.

Ingredientes da Costela de Tambaqui

Sal e pimenta do reino a gosto

Limão

Arroz branco

Cebola 2 médias

Alho 5 dentes de alho

Castanha do Brasil

100g Alface

1 americana

1 crespa Tomate em rodelas

Pepino em rodelas

Azeite Vinagre

Polpa de cupuaçu 100g

Leite de coco 1 lata

1 colher de manteiga

Modo de preparo

Lavar as costelas do tambaqui com limão e água , temperar com sal e pimenta a gosto. Selar as costelas de tambaqui e reservar. Para fazer o molho de cupuaçu, extrair a polpa da fruta e reservar. Em uma panela média adicionar uma colher de manteiga, meia cebola picada em cubos pequenos e 2 dentes de alho, suar bem o alho e a cebola.

Adicionar a polpa de cupuaçu, aos poucos acrescentar o leite de coco, mexer até obter a consistência desejada, acertar o sal e a pimenta. Fazer o arroz branco, reservar. Saltear as castanhas com fio de azeite, adicionar o arroz branco já cozido, finalizar com salsinha.

Para salada simples

Higienizar bem o tomate , pepino e alfaces. Cortar os tomates e pepinos em rodelas, temperar com azeite, sal, pimenta e um pouco de limão ou vinagre a salada . Na hora de finalizar o peixe pode por em uma travessa média, despejar o molho por cima, acrescentar um pouco de queijo mussarela ou parmesão e levar por alguns minutos ao forno pra gratinar. Quando dourar, retirar do forno e servir.

Veja o vídeo da aventura no hotel de selva e o modo de preparo da receita 

Chef Beto Sodré,

Estudou Gastronomia no Rio Grande do Sul, onde cursou Culinária Italiana, se apaixonou pela profissão e foi cursar gastronomia em Balneário Camboriú. No Sul, teve a oportunidade de trabalhar em grandes restaurantes, como o do renomado Chef Henrique Fogaça o 'Sal Gastronomia', em São Paulo. Retornou à Manaus em 2018 para chefiar um grande restaurante. A partir disso abriu o seu primeiro restaurante em 2019, hoje Ancho SteakBurger. O jovem chef também tem um canal no YouTube que aborda o tema Gastronomia e Turismo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 26 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/