Aprenda a fazer costela de tambaqui ao molho de cupuaçu

Como acompanhamentos, você pode servir o peixe com arroz de castanha e uma salada simples.

Desbravar a natureza e ainda ter a oportunidade de cozinhar em um hotel de selva no meio da floresta amazônica é uma combinação perfeita. A proteína para essa receita foi o tambaqui, peixe bastante consumido nos estados do Amazonas e Rondônia. Para dar aquele toque especial, fiz o peixe ao molho de cupuaçu, fruto típico da região. Sua poupa é bastante perfumada e ácida. Como acompanhamentos, você pode servir com arroz de castanha e uma salada simples.

Ingredientes da Costela de Tambaqui

Sal e pimenta do reino a gosto

Limão

Arroz branco

Cebola 2 médias

Alho 5 dentes de alho

Castanha do Brasil

100g Alface

1 americana

1 crespa Tomate em rodelas

Pepino em rodelas

Azeite Vinagre

Polpa de cupuaçu 100g

Leite de coco 1 lata

1 colher de manteiga

Modo de preparo

Lavar as costelas do tambaqui com limão e água , temperar com sal e pimenta a gosto. Selar as costelas de tambaqui e reservar. Para fazer o molho de cupuaçu, extrair a polpa da fruta e reservar. Em uma panela média adicionar uma colher de manteiga, meia cebola picada em cubos pequenos e 2 dentes de alho, suar bem o alho e a cebola.

Adicionar a polpa de cupuaçu, aos poucos acrescentar o leite de coco, mexer até obter a consistência desejada, acertar o sal e a pimenta. Fazer o arroz branco, reservar. Saltear as castanhas com fio de azeite, adicionar o arroz branco já cozido, finalizar com salsinha.

Para salada simples

Higienizar bem o tomate , pepino e alfaces. Cortar os tomates e pepinos em rodelas, temperar com azeite, sal, pimenta e um pouco de limão ou vinagre a salada . Na hora de finalizar o peixe pode por em uma travessa média, despejar o molho por cima, acrescentar um pouco de queijo mussarela ou parmesão e levar por alguns minutos ao forno pra gratinar. Quando dourar, retirar do forno e servir.

Veja o vídeo da aventura no hotel de selva e o modo de preparo da receita 

Chef Beto Sodré,

Estudou Gastronomia no Rio Grande do Sul, onde cursou Culinária Italiana, se apaixonou pela profissão e foi cursar gastronomia em Balneário Camboriú. No Sul, teve a oportunidade de trabalhar em grandes restaurantes, como o do renomado Chef Henrique Fogaça o ‘Sal Gastronomia’, em São Paulo. Retornou à Manaus em 2018 para chefiar um grande restaurante. A partir disso abriu o seu primeiro restaurante em 2019, hoje Ancho SteakBurger. O jovem chef também tem um canal no YouTube que aborda o tema Gastronomia e Turismo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade