Pesquisa contribui para a criação do Parque Municipal Rocha Negra, em Santarém

A criação de novas Unidades de Conservação são opções mais sustentáveis para combater a ilha de calor e a poluição.

Com o objetivo de criar novas Unidades de Conservação no município de Santarém, uma equipe composta por membros  da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma),  do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio)  e da 1ª Companhia de Policiamento Ambiental (1ª CipAmb)  esteve coletando dados na área da Rocha Negra, onde será criado o primeiro parque municipal, e ainda, na APA do Juá, objetivando a recategorização da unidade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santarém

Realizadas em quatro dias, as coletas tiveram o objetivo da obtenção de um diagnóstico das áreas, em seus atributos físicos, biológicos e socioeconômico, requisitos que compõem as etapas de criação de Unidades de Conservação.

Na área do Parque Municipal da Rocha Negra, houve o estudo socioeconômico do meio físico e biológico. Para isso, foram aplicados questionários aos moradores do entorno, identificadas e georreferenciadas algumas nascentes, coletadas amostras do solo, partes de alguns vegetais e alevinos. Os resultados dessa etapa serão apresentados em relatórios futuros e em consulta pública.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santarém

Já na APA do Juá, o foco foram as áreas de influência como o lago, igarapé, as nascentes e praias. Na ocasião, também, foram aplicados questionários a alguns moradores. Para o diagnostico da área, foram coletados materiais de origem vegetal. O estudo será finalizado com levantamento fundiário e análise temporal, com auxílio de ferramentas de geoprocessamento.

A equipe, também, realizou visitas nas duas áreas pretendidas pelo Estado, para criação de Unidades de Conservação no grupo de uso sustentável, na categoria Área de Relevante Interesse Ecológico – ERIE. A primeira contempla o encontro das águas, na frente da cidade, e a outra na ponta do Cururu, em Alter do Chão. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santarém

A criação de novas Unidades de Conservação, em especial do Parque Municipal Rocha Negra, para os governos estadual e municipal aumenta o bem-estar da cidade e da população, afinal, os parques urbanos são opções mais sustentáveis para combater a ilha de calor e a poluição. As árvores e a vegetação, além de produzirem oxigênio, ajudam a regular a temperatura e a umidade, reduzem a radiação ultravioleta e o ruído do tráfego. O espaço, também, será utilizado para o relaxamento e a prática de esportes. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade