A criação de novas Unidades de Conservação são opções mais sustentáveis para combater a ilha de calor e a poluição.
Com o objetivo de criar novas Unidades de Conservação no município de Santarém, uma equipe composta por membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e da 1ª Companhia de Policiamento Ambiental (1ª CipAmb) esteve coletando dados na área da Rocha Negra, onde será criado o primeiro parque municipal, e ainda, na APA do Juá, objetivando a recategorização da unidade.
Realizadas em quatro dias, as coletas tiveram o objetivo da obtenção de um diagnóstico das áreas, em seus atributos físicos, biológicos e socioeconômico, requisitos que compõem as etapas de criação de Unidades de Conservação.
Na área do Parque Municipal da Rocha Negra, houve o estudo socioeconômico do meio físico e biológico. Para isso, foram aplicados questionários aos moradores do entorno, identificadas e georreferenciadas algumas nascentes, coletadas amostras do solo, partes de alguns vegetais e alevinos. Os resultados dessa etapa serão apresentados em relatórios futuros e em consulta pública.
Já na APA do Juá, o foco foram as áreas de influência como o lago, igarapé, as nascentes e praias. Na ocasião, também, foram aplicados questionários a alguns moradores. Para o diagnostico da área, foram coletados materiais de origem vegetal. O estudo será finalizado com levantamento fundiário e análise temporal, com auxílio de ferramentas de geoprocessamento.
A equipe, também, realizou visitas nas duas áreas pretendidas pelo Estado, para criação de Unidades de Conservação no grupo de uso sustentável, na categoria Área de Relevante Interesse Ecológico – ERIE. A primeira contempla o encontro das águas, na frente da cidade, e a outra na ponta do Cururu, em Alter do Chão.
A criação de novas Unidades de Conservação, em especial do Parque Municipal Rocha Negra, para os governos estadual e municipal aumenta o bem-estar da cidade e da população, afinal, os parques urbanos são opções mais sustentáveis para combater a ilha de calor e a poluição. As árvores e a vegetação, além de produzirem oxigênio, ajudam a regular a temperatura e a umidade, reduzem a radiação ultravioleta e o ruído do tráfego. O espaço, também, será utilizado para o relaxamento e a prática de esportes.