Manaus 30º • Nublado
Sábado, 25 Junho 2022

6 atrativos turísticos de Santarém, a pérola do Tapajós

santarem-foto-prefeitura-de-santarem

Onde o rio Tapajós se encontra com o rio Amazonas. É neste ponto que está localizado o município de Santarém (distante a 3.649 quilômetros de Belém). A cidade é recheada de belezas naturais e arquitetônicas, além de uma gastronomia de dar água na boca.

Conhecida como a "pérola do Tapajós", a cidade possui atrativos turísticos que vão de praias à museus. Confira:

Praia do Carapanari

A praia do Carapanari é o destaque para pessoas que buscam um ambiente bem rústico e calmo. É um lugar sem muita aglomeração, com opções de passeio e uma infraestrutura para receber eventos turísticos nacionais e internacionais.

De embarcação é fácil chegar à praia, mas como ainda não se tem um acesso de uso comunitário, o acesso por terra à praia de Carapanari se dá pela Casa do Saulo, que sempre orienta aos usuários não levarem comida à praia por questões ambientais.

A praia fica cerca de 13,9 km da área urbana, sendo 8 km de distância da interseção da Rodovia Santarém-Cuiabá e Rodovia Fernando Guilhon (pavimentada), 5,9 km pela estrada do Pajuçara até o entroncamento com a estrada do Carapanari (não pavimentada), e mais 2,5 km da entrada do Carapanari até a Comunidade de São Francisco do Carapanari (não pavimentada).

Praia do Carapanari. Foto: Reprodução/Canal Diniz Drone Tour

Centro Cultural João Fona 

O Centro Cultural João Fona (CCJF) é um dos pontos de concentração da história do município santareno. O prédio é administrado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e foi construído entre os anos de 1853 a 1868 pelo engenheiro Marcos Pereira. No edifício funcionou a Intendência Municipal, a Prefeitura, o Salão do Júri, a Câmara Municipal e a Cadeia Pública. É o terceiro prédio mais antigo da cidade.

O acesso ao Centro Cultural João Fona (CCJF) segue o rigor das normativas dos protocolos de distanciamento, higienização, uso de máscaras e limitação de público por conta da pandemia da Covid-19. O Centro está localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha, Orla da Cidade, na Praça Barão de Santarém. Funciona das 8h às 18 h, de segunda a sexta-feira.

Centro Cultural João Fona. Foto: Divulgação/Prefeitura de Santarém

Orla do Maracanã

A praia urbana mais frequentada de Santarém recebeu uma nova orla em um projeto de urbanização de toda a área, com melhorias significativas na infraestrutura. A Orla está localizada no Bairro Maracanã I e possui 540 metros de passarela (com três escadas e uma rampa de acesso à praia), 60 metros de píer avançado para contemplação (uma escada e uma rampa de acesso à praia), estrutura em concreto armado com 2 mil 801m² de piso em ladrilho hidráulico, 1.247m² de guarda corpo em tubo metálico e iluminação em LED. 

A obra conta ainda com um amplo estacionamento na chegada à praia, com 101 vagas (sendo cinco para PCD's, seis para idosos, quatro para táxis, 20 vagas para motos e 10 para mototaxistas), com pavimentação asfáltica e acessos em blocket, calçadas em piso cimentado e iluminação em LED.

A obra não interfere na subida e descida das águas, pois o objetivo é proporcionar estrutura para que os restaurantes funcionem também à noite possibilitando aos frequentadores do local mais uma opção de lazer e entretenimento.

Orla do Maracanã. Foto: Divulgação/Prefeitura de Santarém

Zoounama

O Zoounama ocupa uma área de 149 hectares e abriga mais de 300 espécies identificadas entre aves, mamíferos e répteis. O espaço está localizado na Rua Belo Horizonte S/N, Matinha, e funciona todos os dias, das 7h30 às 17h30.

Escolas, grupos de alunos do ensino fundamental, médio e acadêmicos vão constantemente o espaço para visitas técnicas e pesquisas educacionais sobre fauna e flora. Durante as visitas, os funcionários repassam informações sobre os fatores ambientais, socais, políticos e culturais.

As opções de passeio são de trilhas e rapel, com visitas simples ou ao Projeto Peixe-Boi. Outras informações por meio dos telefones (93) 3523-5299 ou (93) 98801-0655. 

Zoounama. Foto: Reprodução/Unama

Centro de Artesanato do Tapajós

O Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei foi criado com o objetivo de promover a cultura, alavancar o turismo e fomentar novos negócios, além de proporcionar um atrativo turístico e de entretenimento para turistas conhecerem a história do município. No dia 22 de junho de 2015, no mesmo dia do aniversário da Pérola do Tapajós, o Centro de Artesanato foi inaugurado. São 12 lojas que podem ser utilizadas para exposições de artesanato, uma loja de plantas artesanais, balcão de informações, três quiosques rotativos, dois espaços para venda de comida regional e caixas eletrônicos. 

Os artesãos conseguem expor e vender produtos de várias localidades, como Alter do Chão, a Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns, Reservas Indígenas e também das dezenas de comunidades que produzem artigos locais. Dentre os itens que podem ser encontrados, estão bebidas e doces caseiros, cerâmicas, trançados, bijuterias (colares e brincos), instrumentos musicais, produtos medicinais, produtos moveleiros, plantas típicas, cestos e outros objetos. 

O Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei está localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 375, no Centro. Funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. Informações pelo telefone (93) 3523-2434.

Centro de Artesanato do Tapajós. Foto: Divulgação/Prefeitura de Santarém

Museu Dica Frazão 

O Museu em homenagem a artesã e estilista Dica Frazão reúne réplicas de peças feitas pela artista e se destaca pela delicadeza do trabalho com matéria-prima disponível na Amazônia, como sementes, fibra de entrecasca de madeira, casca de cebola, entre outras peças que podem ser conhecidas no local onde foi sua antiga residência, na Rua Floriano Peixoto, 281, no Centro da cidade.

A entrada no Museu Dica Frazão é gratuita e o horário de visitação é comercial, mas pode ser flexibilizado em contato prévio com a coordenação. Informações pelo telefone (93) 3522-1026. 

Museu Dica Frazão. Foto: Reprodução/Google Maps

Veja mais notícias sobre TurismoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/