Estudante desenvolve creme hidratante à base de óleo de buriti para cuidados com idosos e diabéticos

Projeto de estudante na Unitins, no Tocantins, une ciência, saúde e sustentabilidade, com foco em soluções naturais e valorização da biodiversidade.

Giovanna Evelin entre as prefessoras Lunalva Aurélio Pedroso e Márcia Guelma. Foto: Divulgação

A estudante Giovanna Evelin Conceição Lima, do 5º período do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), desenvolveu um creme hidratante com formulação inédita à base de óleo de buriti, voltado especialmente para a hidratação da pele de idosos e pessoas com diabetes.

A formulação do creme foi desenvolvida em parceria com a professora farmacêutica Márcia Guelma, da Unisulma, em Imperatriz (MA), e já tem como próximo passo o pedido de registro junto à Unitins, com vistas à futura aplicação prática e produção em escala.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O projeto foi realizado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), sob orientação da professora doutora Lunalva Aurélio Pedroso.

“O óleo de buriti possui propriedades significativas para o cuidado com a pele, devido à sua concentração de ácidos graxos e outros nutrientes. O desenvolvimento de um creme hidratante com esse ingrediente valoriza as riquezas da nossa região, pois a inclusão de recursos naturais em formulações cosméticas pode contribuir para o fortalecimento econômico de comunidades locais. Além disso, buscamos apoio científico para comprovar os benefícios terapêuticos do óleo, sempre com responsabilidade social e ambiental”, pontuou Giovanna.

Leia também: Palmeira buriti é alternativa sustentável para o isopor na construção civil

Para a professora doutora Lunalva Aurélio Pedroso, o projeto representa uma importante convergência entre saúde, ciência e sustentabilidade: “Eu vejo com grande entusiasmo, pois é um avanço significativo na intersecção entre a saúde, a biodiversidade amazônica e a tecnologia. O desenvolvimento de um creme com formulação inédita, a partir do óleo de buriti extraído na região do Bico do Papagaio, no Tocantins, evidencia o valor da nossa biodiversidade”.

O óleo de buriti é amplamente reconhecido por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e regeneradoras. Aliado a uma base tecnológica desenvolvida para maximizar seus efeitos, o produto une saberes tradicionais e inovação científica, com potencial de aplicação direta na enfermagem e no cuidado à saúde.

Outro diferencial do projeto é o uso de métodos sustentáveis de extração do buriti, que respeitam o meio ambiente e fortalecem comunidades locais, promovendo a economia solidária e a valorização dos saberes regionais.

*Com informações da Unitins

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

PAA Indígena fortalece produção sustentável e dignidade aos Cinta Larga em Rondônia

O PAA Indígena permite a compra direta de alimentos produzidos por comunidades indígenas, com pagamento justo e logística garantida.

Leia também

Publicidade