Com 73 casos suspeitos, Mato Grosso confirma o segundo caso de covid-19

Paciente apresenta quadro estável de saúde, com sintomas leves, e continua em isolamento domiciliar.

A Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso (SES-MT) registrou o segundo caso confirmado de coronavírus em Mato Grosso. A confirmação ocorreu na noite de sexta-feira (20), após o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) testar positivo para um dos quatro casos localizados em Várzea Grande.

O paciente pertence ao sexo masculino e tem histórico de contato com um caso confirmado no estado do Rio Grande do Sul; desde que chegou em Mato Grosso, ele está em isolamento. Na Amazônia, até a manhã deste sábado(21), eram 22 casos confirmados.

LACEN-MT. (Foto:Tchélo Figueiredo/Secom-MT)

No momento, o diagnosticado apresenta quadro estável de saúde, com sintomas leves, e continua em isolamento domiciliar. As recomendações seguirão o protocolo já estabelecido desde o início do monitoramento do paciente.

Na tarde desta sexta-feira (20), a SES divulgou a notificação de 73 casos suspeitos de coronavírus em 23 municípios de Mato Grosso. As equipes de vigilância já monitoraram um total de 123 ocorrências no estado, sendo que 16 casos foram descartadas e 33 foram excluídas por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

Dicas para manter a saúde em casa. (Arte: Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Primeiro boi com rastreio socioambiental é registrado no Pará

Projeto pretende identificar cada cabeça de gado nascida ou em trânsito no território paraense até o fim de 2026.

Leia também

Publicidade