#Série – Atividades ao ar livre: 8 lugares para fazer atividade física em Macapá

Macapá dispõe de locais abertos que favorecem a prática ao ar livre em meio à natureza e a patrimônios histórico-culturais.

Macapá, capital do Amapá, é uma cidade amazônica marcada pela presença de rios, praças e áreas urbanas que oferecem opções para quem busca qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas. Localizada às margens do Rio Amazonas, a cidade reúne espaços que permitem desde caminhadas tranquilas até esportes coletivos, atendendo moradores e visitantes.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Com clima quente e úmido, a capital do Amapá dispõe de locais abertos que favorecem a prática ao ar livre em meio à natureza e a patrimônios histórico-culturais. Esses ambientes são procurados tanto por pessoas que iniciam rotinas de exercícios quanto por quem já adota hábitos regulares de atividade física.

Com sua geografia singular e seus espaços de convivência, Macapá oferece alternativas variadas para a prática de exercícios ao ar livre, em locais que reforçam a ligação da cidade com o Rio Amazonas e com áreas urbanas que combinam lazer, esporte e natureza.

Leia também: #Série l A cara da Amazônia: 5 animais que são a cara do Amapá

Pensando na busca por hábitos mais saudáveis e a valorização do contato com a natureza, o Portal Amazônia prepara uma série com foco em encontrar locais ideais nas capitais da Amazônia Legal para quem quer melhorar a qualidade de vida. Confira as opções em Macapá:

Parque do Forte

Um dos pontos mais conhecidos da capital, o Parque do Forte fica ao lado da Fortaleza de São José de Macapá, cartão-postal da cidade. O espaço conta com áreas arborizadas, pista de caminhada, corrida e vista privilegiada do Rio Amazonas.

É bastante utilizado por moradores em treinos diários, especialmente no início da manhã e no final da tarde. O espaço possui banheiros públicos, mas não há bebedouros disponíveis. O Trapiche Eliezer Levy é um dos pontos que costuma atrair visitantes além dos espotistas.

Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo do Amapá

Praça Floriano Peixoto

Localizada no Centro, a Praça Floriano Peixoto, também conhecida como Praça do Sapo é um espaço tradicional de convivência e atividades físicas. Possui pista para caminhada e corrida, além de áreas destinadas a práticas esportivas.

O ambiente é cercado por árvores que proporcionam sombra, o que atrai famílias e esportistas. A praça dispõe de banheiros públicos, mas não oferece bebedouros gratuitos.

Foto: Jef Ribeiro/Reprodução- Facebook – Amapá em Fotos

Complexo Turístico da Beira-Rio

Às margens do Rio Amazonas, o Complexo Beira-Rio é um dos locais mais frequentados para a prática de exercícios em Macapá. A orla oferece calçadão amplo para corridas, caminhadas e passeios de bicicleta.

Além do uso esportivo, o espaço é um ponto de encontro de moradores e turistas, especialmente nos fins de semana. O espaço foi revitalizado em 2022 pelo Governo do Amapá. Ainda assim não possui banheiros públicos nem bebedouros.

Complexo Turístico da Beira-Rio em Macapá
Foto: Reprodução/Agência Amapá

Bioparque da Amazônia – Arinaldo Gomes Barreto

Mantido pela Fundação Bioparque da Amazônia Arinaldo Gomes Barreto – FUNBAB, o Bioparque da Amazônia – Arinaldo Gomes Barreto combina contato direto com a natureza e prática de atividades físicas. Suas trilhas ecológicas são utilizadas para caminhadas leves e corridas.

O espaço também contribui para a educação ambiental e atrai visitantes que buscam aliar exercício físico ao lazer em área verde. O parque oferece banheiros e pontos de água potável para os visitantes.

Arinaldo Gomes Barreto, o homenageado, nasceu em 1939. Chegou ao Amapá aos 5 anos de idade. Era o mais novo de dez irmãos, casou-se com Raimunda de Nazaré Cantuária Barreto, com quem teve três filhos, além de dois outros por adoção. Estudou eletrônica e em 1962, juntamente com outros técnicos, fundaram a Sociedade Anônima Rádio Técnica do Amapá (Satra). A sociedade da empresa, foi responsável pela implantação da primeira emissora católica de rádio de Macapá, a ZYD 11 – Rádio Equatorial de Macapá. Por muitos anos trabalhou no comércio com conserto e venda de produtos eletrônicos.

Foto: Divulgação/Funbab

Sambódromo de Macapá

Embora seja palco de eventos culturais, como o Carnaval, o Sambódromo de Macapá também é utilizado diariamente como espaço de atividade física. Sua ampla estrutura possibilita treinos funcionais, corridas e caminhadas.

Durante a semana, é comum encontrar grupos organizados praticando esportes coletivos e exercícios em equipe. O sambódromo de Macapá possui banheiros públicos, mas não conta com bebedouros.

Foto: Nayana Magalhães/GEA

Praça Zagury

Localizada no bairro Central, a Praça Isaac Zagury é um espaço reformado que hoje conta com pista de caminhada, quadras poliesportivas e equipamentos de ginástica ao ar livre.

O local recebe público variado, desde crianças até idosos, e se tornou um ponto importante para o incentivo à atividade física na capital. O espaço conta com banheiros públicos e bebedouros.

De acordo com a prefeitura de Macapá, Isaac Jayme Zagury, filho de Sarah Roffé Zagury e Leão Zagury, nasceu em Macapá no dia 11 de agosto de 1914. Ele foi empresário e junto com seu irmão, Moisés Zagury, administraram a Casa Leão do Norte, que herdaram dos seus pais. Além disso, eles também eram os responsáveis pela agência da empresa Aérea Cruzeiro do Sul, que futuramente se tornaria a Varig.

Junto de seu irmão, foi o pioneiro na criação de alguns serviços comerciais na capital, entre estes, a Sorveteria Central, a Farmácia Zagury e o Flip Guaraná, primeiro refrigerante de Macapá. Isaac Zagury faleceu no Rio de Janeiro, em 1º de maio de 1972, aos 58 anos.

Foto: Narah Pollyne – Divulgação/ Prefeitura de Macapá

Parque do Jandiá

O Parque do Jandiá se transformou em um espaço alternativo de práticas ao ar livre em Macapá. Com passarelas e áreas abertas, é utilizado para caminhadas, corridas e ciclismo. Sua proximidade com bairros movimentados facilita o acesso, atraindo moradores que buscam praticidade no dia a dia.

Está localizado no bairro Cidade Nova e possui: quadra de basquete; monumento em homenagem aos kitesurfistas; playground; pista de skate; rampa de acesso ao rio para amantes do futlama; dois campos com grama sintética, um para futebol society e outro para crianças; espaço destinado aos adeptos do kitesurf; parque; academia ao ar livre e área verde. O espaço dispõe apenas de banheiros públicos.

O complexo possui ainda um Mirante. Quem sobe tem a oportunidade de contemplar a beleza do Rio Amazonas.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Macapá

Entorno do Estádio Zerão

Conhecido por estar localizado exatamente na Linha do Equador, o Estádio Milton Corrêa, o “Zerão”, também é espaço usado para atividades físicas além do futebol. Sua pista no entorno é aproveitada por corredores e caminhantes.

O ambiente se tornou um símbolo da cidade e recebe pessoas em diferentes horários, que associam exercício físico à experiência de estar no ponto geográfico que divide os hemisférios Norte e Sul. O estádio dispõe de banheiros públicos e acesso a pontos de água potável.

Foto: Divulgação/Governo do Amapá

Confira outras cidades da série:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade