Cuiabá, capital de Mato Grosso, é uma cidade marcada pelo clima quente e ensolarado durante a maior parte do ano. Esse cenário contribui para que a população busque atividades físicas em áreas abertas, conciliando saúde e contato com a natureza.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Com temperaturas que frequentemente ultrapassam os 35 °C, as caminhadas, corridas e treinos em locais públicos se tornam opções ideais nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
Nos últimos anos, a cidade tem investido na revitalização de espaços urbanos, criando áreas de lazer que também servem como ponto de encontro entre moradores e turistas. Praças, parques e orlas foram adaptados para acolher quem busca bem-estar físico aliado à convivência social.
Leia também: #Série l A cara da Amazônia: 5 animais que são a cara do Mato Grosso
Cuiabá reúne espaços que combinam preservação ambiental, urbanismo e incentivo à prática esportiva. Cada local possui características próprias, mas todos oferecem oportunidades para caminhadas, corridas, pedaladas ou treinos em grupo.
Pensando na busca por hábitos mais saudáveis e a valorização do contato com a natureza, o Portal Amazônia prepara uma série com foco em encontrar locais ideais nas capitais da Amazônia Legal para quem quer melhorar a qualidade de vida. Confira algumas opções em Cuiabá:
Parque das Águas
Localizado na região central de Cuiabá, o Parque das Águas -Júlio Domingos de Campos’ é um dos principais pontos de lazer da cidade. O espaço possui pista de caminhada de aproximadamente 1,5 quilômetro, lago artificial e áreas de convivência.
O parque conta com banheiros públicos em funcionamento, mas não possui bebedouros. O mais comum é que visitantes levem suas próprias garrafas de água.
De acordo com a prefeitura de Cuiabá, o local também é conhecido como “Seo Fiote” por conta da homenagem à Júlio Domingos de Campos, o ponto de lazer possui ainda duas academias ao ar livre e dois amplos estacionamentos, que juntos chegam a aproximadamente 1.000 vagas. O estacionamento principal possui cerca de 600 vagas e o localizado atrás dos restaurantes deve chegar a 400 vagas.
A fonte luminosa, juntamente com o Túnel das Águas de 14 metros, passou a compor o quadro de atrações do parque.

Orla do Porto
Às margens do Rio Cuiabá, a Orla do Porto se consolidou como um dos espaços mais utilizados para corridas, caminhadas e passeios de bicicleta. O calçadão iluminado tem cerca de 2 quilômetros de extensão e recebe grande movimento no final da tarde.
No local há banheiros públicos disponíveis e pontos de bebedouros em áreas específicas, o que facilita a prática esportiva em diferentes horários do dia.

Parque Mãe Bonifácia
O Parque Mãe Bonifácia é um dos maiores espaços verdes da cidade, com trilhas internas que somam mais de 5 quilômetros. O ambiente é muito procurado por praticantes de corrida e caminhada, além de atividades funcionais ao ar livre.
O parque dispõe de banheiros e bebedouros públicos em pontos estratégicos, o que garante maior conforto para os frequentadores durante os treinos. Funciona diariamente das 6h às 19h.
Seu nome deu-se em homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por Mãe Bonifácia. Além do curandeirismo, Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo (a área era habitaba por quilombolas).
Leia também: Conheça quatro curiosidades sobre a cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso

Parque Tia Nair
Na região do bairro Jardim Itália, o Parque Tia Nair oferece pista de caminhada, lago, área de brinquedos e espaços para exercícios físicos. O local se tornou referência de lazer para famílias e esportistas, desde sua inauguração em 2007.
Seu nome é uma homenagem à tia-avó (já falecida) do empresário do setor de hotelaria em Mato Grosso, Orlando Nigro. Ela foi uma figura importante localmente e tinha o desejo de construir uma obra em prol da comunidade.
O parque possui banheiros e bebedouros em funcionamento, permitindo que visitantes façam pausas durante suas atividades.

Parque Massairo Okamura
Próximo ao Centro Político Administrativo, o Parque Massairo Okamura conta com trilhas em meio à vegetação nativa e áreas que permitem contato direto com a natureza. Caminhadas e corridas em subidas são comuns no local, que está localizado em área de proteção ambiental.
No espaço há banheiros públicos disponíveis. Já os bebedouros são limitados e muitos frequentadores optam por levar garrafas de água.

Praça Popular
A Praça Popular, localizada na região central da cidade, é conhecida por sua vida noturna, mas também é utilizada por moradores para caminhadas leves e alongamentos nas primeiras horas do dia. O espaço urbano foi revitalizado e conta com área aberta de calçamento.
Há banheiros públicos disponíveis, mas não existem bebedouros. A recomendação é que visitantes levem sua própria água.

Parque Zé Bolo Flô
O Parque Zé Bolo Flô, situado no bairro Coophema, é uma área de preservação ambiental que oferece trilhas de caminhada e espaços para contemplação. Frequentado por esportistas e famílias, é opção para exercícios em contato com a natureza. O local possui banheiros em funcionamento, mas não conta com bebedouros.
O parque leva o nome do poeta e compositor José Inácio da Silva, conhecido por vender bolos e flores na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá.

Ginásio Verdinho
O entorno do Ginásio Aecim Tocantins, popularmente chamado de “Verdinho”, também é aproveitado para atividades físicas.
As pistas ao redor são usadas para corridas leves, caminhadas e treinos funcionais. Há também uma pista de skate, que reúne muitos jovens no local. O espaço dispõe de banheiros públicos, mas não há bebedouros.

Parque das Nações Indígenas
Localizado na região do Coxipó, o Parque das Nações Indígenas é uma das áreas recentes da cidade voltadas para atividades físicas e lazer. O espaço possui pista de caminhada, ciclovia e área verde para convivência.
O parque conta com banheiros e bebedouros, tornando-se uma das opções mais completas para quem deseja praticar exercícios em Cuiabá.
Confira outras cidades da série:









