Aplicativo ajuda produtores rurais a gerenciar propriedades em Roraima

Com o aplicativo possível registrar gastos, acompanhar o desenvolvimento das lavouras, planejar ações futuras e manter um histórico completo da propriedade.

Sistema Faerr/Senar apresenta aplicativo que facilita o gerenciamento de propriedades rurais — Foto: Divulgação/Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou um aplicativo exclusivo para produtores que recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da entidade. Com a ferramenta, intitulada “Conecta Produtor”, é possível registrar gastos, acompanhar o desenvolvimento das lavouras, planejar ações futuras e manter um histórico completo da propriedade.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Vanilza dos Reis é uma das produtoras que utilizam o aplicativo. Na propriedade no PA Nova Amazônia, ela cultiva macaxeira, feijão e batata.

Além da macaxeira e do feijão, ela também cultiva milho verde, melancia, batata-doce e quiabo. Parte da produção é comercializada no município de Boa Vista, por meio de cooperativas e comércios locais. Ela disse sentir um aumento na produtividade, com a chegada da plataforma.

“Antes era mais trabalhoso, porque a gente fazia as anotações tudo no papel. Com o aplicativo, ele já me dá planilha, gráfico, todo o demonstrativo. É muito fácil”, diz Vanilza.

Leia também: O que fazer em Boa Vista em um dia? Confira roteiro para aproveitar a capital de Roraima

O Sistema Faerr/Senar lançou, nesta segunda-feira (14), em Roraima, o aplicativo Conecta Produtor — Foto: Divulgação/Senar

No aplicativo Conecta Produtor, o usuário tem acesso direto ao consultor técnico, ao planejamento da safra, às recomendações e aos dados financeiros.

Segundo o Senar, o aplicativo também foi pensado para facilitar a sucessão familiar, ou seja, a continuidade da atividade rural pelas próximas gerações.

“Se o pai e a mãe estão na propriedade hoje, o filho que assumir no futuro vai encontrar todo o histórico no aplicativo, de forma fácil, ágil e sem erros”, explica Amanda Torquato, superintendente do Senar em Roraima.

Leia também: 8 curiosidades sobre Boa Vista que você precisa conhecer  

Em todo o Brasil, mais de 100 mil produtores rurais já utilizam o Conecta Produtor, segundo o Senar. Em Roraima, são quase 200 usuários.

Apesar de gratuito, o acesso ao aplicativo é restrito a produtores que participam da ATeG. Para isso, é preciso solicitar o acompanhamento junto ao Senar.

“A aceitação foi muito boa. É rápido, ágil, está na palma da mão e é uma tecnologia que não tem mais volta”, afirma Amanda Torquato.

Por Naamã Mourão, Rede Amazônica — Boa Vista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.

Leia também

Publicidade