Serra dos Carajás ganha passeio virtual na plataforma Geo360ºBR

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com o ICMBio e a Prefeitura de Parauapebas (PA), possibilita às pessoas conhecerem as paisagens e formações rochosas únicas da Serra sem sair de casa.

Floresta Nacional de Carajás. Foto: João Marcos Rosa

O público já pode conferir o passeio virtual pela Serra dos Carajás (PA) na plataforma Geo360º BR do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A experiência imersiva permite explorar cavernas, mirantes e formações rochosas únicas sem sair de casa. Essa é também uma oportunidade para compreender os processos geológicos que contribuíram para a formação das paisagens.

A plataforma faz parte do Projeto Fomento ao Geoturismo do SGB. O passeio pela Serra de Carajás tem apoio do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – Floresta Nacional de Carajás e da Prefeitura de Parauapebas (PA).

Entre os atrativos geoturísticos disponíveis na plataforma, estão a Cava da Serra Pelada, Lagoa Três Irmãs, Pedra da Harpia, Gruta da Guarita, Mirante do Paredão Ferradura, Garimpo das Pedras e Cachoeira Águas Claras.

Leia também: Você sabia que existe serra no Pará?

O lançamento do passeio de Carajás ocorreu durante a COP30, em Belém (PA). “Pudemos mostrar Carajás de uma forma diferente, por meio de visitas virtuais com uso de óculos de realidade virtual, deixando o espectador mais imersivo e fazendo com que ele pudesse ter um vislumbre de como é conhecer Carajás e seus atrativos”, enfatizou o pesquisador Almir Costa, coordenador do Projeto Fomento ao Geoturismo.

Costa reforça que a iniciativa do SGB é uma forma de levar a mais pessoas informações sobre os geoparques e parques nacionais.

“O Projeto Fomento ao Geoturismo é importante para disseminar o conhecimento por meio da apresentação da geodiversidade em passeios 360º, mapas e e-books. Isso faz com que o projeto seja relevante tanto para fortalecer o turismo na região quanto para a educação”, disse.

Serra dos Carajás ganha passeio virtual na plataforma Geo360ºBR
Foto: Divulgação/SGB

Serra faz parte do geoturismo

O passeio pela Serra de Carajás tem apoio do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – Floresta Nacional de Carajás e da Prefeitura de Parauapebas (PA).

O geoturismo é uma forma de turismo com base na geodiversidade, ou seja, sua geologia, geomorfologia, dentre outros, da região. O objetivo do SGB é disseminar o conhecimento geocientífico para toda a sociedade e promover um turismo mais educativo e consciente, além de impulsionar o desenvolvimento regional.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Atrativos geoturísticos na plataforma

Além do passeio virtual à Serra dos Carajás, a plataforma do SGB incentiva o geoturismo oferecendo visitas remotas ao Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Parque Nacional da Serra do Cipó (MG), Seridó Geoparque Mundial da UNESCO, Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

*Com informações do SGB

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade