‘KDaBerlinda’: aplicativo oficial ajuda na localização das procissões do Círio de Nazaré

Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa), o aplicativo conecta a tradição religiosa com a tecnologia há 13 anos.

Foto: Divulgação/Agência Pará

Já está disponível para atualização e download, a versão 2024 do aplicativo “KDaBerlinda”, que há 13 anos é referência em localização da berlinda que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em todas as procissões do Círio de Nazaré. Entre as novidades da atualização está um sensor de proximidade no mapa que, ao ser ativado, alerta os usuários quando a Berlinda estiver a 500 metros de distância.

Leia também: Berlinda do Círio: entenda a importância do símbolo que carrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Outra inovação é a nova área dedicada a informações sobre a cidade e os principais pontos turísticos de Belém. Além disso, o app agora oferece um histórico de horários de saída e chegada da Berlinda em todas as romarias dos anos anteriores (desde 2012), baseado em Pontos de Interesse (POIs) previamente mapeados na cidade, proporcionando um panorama detalhado das edições passadas.

Ao acessarem o app, os usuários poderão utilizar molduras e fazer selfies personalizadas para registrarem nas redes sociais o momento único na caminhada das romarias; baixar imagens dos cartazes das edições anteriores da festa; a agenda com locais das partidas e das chegadas; horários de procissões e romarias oficiais; tradução para o inglês; além de ter acesso a uma galeria com fotos da festa.

O aplicativo disponibiliza ainda a notificação “push” atualizando tudo o que acontece durante o trajeto de Nossa Senhora de Nazaré, sem que o celular precise ser desbloqueado.

Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa), o aplicativo conecta a tradição religiosa com a conveniência da tecnologia há 13 anos oferecendo vários recursos adicionais que enriquecem a participação dos usuários, como fotos, cartazes, galeria de vídeos, link para transmissões ao vivo das principais emissoras, dentre outras funções.

No app, a localização da berlinda é exibida através de um mapa de navegação que mostra o trajeto e pontos de referência ao longo do percurso. Utilizando tecnologia GPS, um sistema de georreferenciamento coleta as coordenadas em tempo real, transmitindo as informações via rede celular para o Data Center do Estado localizado na Prodepa, na Avenida Augusto Montenegro. Este ano, a Prodepa terá novamente a parceria da operadora Claro, que dará o suporte de transmissão dos dados.

Foto: Divulgação/Agência Pará

Antônio Sousa, diretor de procissões da Diretoria da Festa de Nazaré ressalta a parceria entre a Prodepa e a diretoria há 12 anos. “Mostrar em tempo real as 14 romarias do Círio no exato momento em que elas acontecem é muito importante para orientar os romeiros e fiéis a se programarem ao logo de todos os percursos e uma ferramenta importante para a nossa diretoria e órgãos de segurança pública para calcular tempo, horário de determinados percursos, horários de saída e de chegada, entre outros”, ressalta.

“É muito gratificante ver que nosso trabalho é bem recebido e reconhecido pela população. Isso mostra como a tecnologia pode se integrar com tradições culturais e religiosas e ser uma aliada na preservação e promoção do evento”, destaca Gustavo Costa, Diretor de Desenvolvimento de Sistemas (DDS) da Prodepa.

Como baixar

O app “KDaBerlinda” já está disponível gratuitamente para download e pode ser acessado de forma gratuita nas plataformas Android, iOS, e navegador web, com aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. Em todas as plataformas são utilizadas as mesmas funcionalidades, seja em computador, tablet ou celular. O app iniciará oficialmente a sinalização da localização da imagem peregrina em 9 de outubro de 2024, como o início da primeira romaria da quadra nazarena, o “Translado dos Carros”.

*Com informações da Agência Pará

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Órgão exige que as licenças ambientais sejam emitidas somente após a consulta prévia às comunidades indígenas e tradicionais que serão impactadas pela pavimentação da rodovia.

Leia também

Publicidade