Berlinda do Círio: entenda a importância do símbolo que carrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré

A usada na edição de 2023 do maior evento religioso brasileiro, segundo a organização do Círio de Nazaré, existe há mais de 50 anos.

A berlinda é um dos símbolos do Círio de Nazaré, no Pará, desde 1855, há quase 170 anos. A usada na edição de 2023 do maior evento religioso brasileiro, segundo a organização do Círio de Nazaré, existe há mais de 50 anos. 

Ela começou a ser usada naquele ano para em substituir o palanquim, uma espécie de carruagem puxada por cavalos ou bois.

“Em 1880, o Bispo Dom Macedo Costa mandou fazer uma Berlinda que levasse a imagem sozinha. Em 1926, a Berlinda foi transformada em andor e assim saiu até o Círio de 1930. Hoje a Berlinda que carrega a Imagem da Virgem de Nazaré na procissão do Círio já é a quinta da história. Confeccionada em 1964, pelo escultor João Pinto, ela tem estilo barroco e é esculpida em cedro vermelho. É ornamentada com flores naturais na véspera do Círio e colocada sobre um carro com pneus, que na procissão é puxado pela corda conduzida pelos devotos”, 

descrevem.

A manutenção este ano ficou pela empresa GM Engenharia, especialista em obras de restauro. Foto: Reprodução/Círio de Nazaré

A berlinda é uma caixa confeccionada de vidro e madeira, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é transportada durante a procissão. Em 2012 ela passou por uma reestruturação e recebeu cobertura de folhas de ouro, além de um moderno sistema de iluminação em fibra ótica, com luz branca no interior, representando a paz e a pureza de Nossa Senhora, e amarela na parte exterior, realçando os detalhes de sua estrutura. 

Foto: Reprodução/Varanda de Nazaré

Transmissão ao vivo 

O Círio de Nazaré é uma das manifestações religiosas mais populares do Pará e também do Amapá. O evento reúne milhares de fiéis a cada ano e o canal Amazon Sat transmite mais uma vez o Círio de Belém e, pela primeira vez, o Círio de Macapá, que acontecem neste domingo, 8 de outubro.

“O Círio de Nazaré é um dos maiores símbolos religiosos da Região Norte e transmitir um evento dessa magnitude reforça ainda mais a nossa proposta de valor que é ser a cara e a voz da Amazônia. O Círio é a expressão de fé do povo amazônida. O diferencial desse ano é que iremos transmitir o festejo de dois Estados, o Círio de Macapá que é muito forte e o tradicional Círio de Nazaré de Belém do Pará”, destaca o coordenador de conteúdo e programação do canal, Lemmos Ribeiro.

Foto: Rosana Pinto/Diretoria da Festa de Nazaré

‘Círio na Rede’ 

A transmissão faz parte do projeto ‘Círio na Rede’, encabeçado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), braço institucional do Grupo Rede Amazônica que atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

A diretora administrativa da FRAM, Marcya Lira, comenta como é importante apoiar eventos como este na Amazônia: “A Fundação apoia festejos populares e entende a forma como a população na Amazônia representa sua fé através de tradicionais festas religiosas como é o caso do Círio. Diante disso e visando ampliar o alcance das ações dos festejos, a Fundação se coloca como um fomentador desta tradição apoiando e mediando ações que possam trazer ainda mais orgulho e alegria aos fiéis presentes no cortejo ou que possam assistir pelos canais do Grupo Rede Amazônica”.

Arrecadação de alimentos

Como forma de incentivar e fortalecer o compromisso com a solidariedade, no dia 7 de Outubro, de 8h às 21h (horário local de Macapá) uma força-tarefa será realizada para arrecadação de alimentos que serão destinados à instituições sociais da região. A ação da FRAM tem o auxílio da Diocese de Macapá e apoio logístico do Exército Brasileiro, por meio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e a Startup Água Colaborativa.

O local de coleta é o Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Cora de Carvalho, n° 2407, no Bairro Santa Rita, em Macapá.

Acessibilidade

Uma das ações do ‘Círio na Rede’ é o compromisso com a inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência, por meio da reserva de lugares cativos para PCD durante a cerimônia religiosa do Círio de Nazaré.

Coleta de Resíduos Sólidos

A FRAM, em parceria com a Prefeitura de Macapá e a Startup ‘Água Colaborativa’ realizará, durante todo o percurso do círio, uma ação de coleta para garantir a destinação correta do volume de resíduos gerados ao longo do evento.

Campanha Educativa & ODS 2: Erradicação da Fome

Segundo a diretora institucional da FRAM, Mariane Cavalcante, uma das contrapartidas em relação ao projeto tem a ver com a produção de uma campanha educativa sobre a importância da cultura de doação. Este ano será sobre a arrecadação de alimentos para serem distribuídos para instituições sociais. Essa iniciativa está relacionada com o compromisso da Fundação em relação aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mais precisamente com o ODS 2 que diz respeito à erradicação da fome.

Apoio

O projeto ‘Círio na Rede’ é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e conta com o apoio da Prefeitura de Macapá, Diocese de Macapá, Águas da Amazônia, Startup Água Colaborativa e apoio logístico do Exército Brasileiro, por meio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Abelhas são fonte de renda extra para agricultores familiares no Mato Grosso

Projeto Semêa, realizado pela Fundação Bunge, incentiva o uso de abelhas para fomentar agricultura regenerativa e de baixo carbono.

Leia também

Publicidade