Fórum discute avanços dos mecanismos de mitigação às mudanças climáticas no Pará

Evento realizado pela Semas em Belém vai abordar temas como a revisão do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) e gestão dos recursos hídricos do Estado.

Foto: Fernando Sette

A sexta edição do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática (FPMAC), que reúne órgãos do poder público estadual e federal, instituições privadas e entidades do terceiro setor, será realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) nos dias 12 e 13 de dezembro. O objetivo do Fórum é apresentar as conquistas alcançadas em 2024 em ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Entre os assuntos que serão abordados durante o evento está a Lei nº 10.750, de 31 de outubro de 2024, que institui o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), substituindo o decreto estadual nº 941, de 3 de agosto de 2020, que criou o Plano.

A revisão pública aprimorou os componentes transversais do plano, como Força Estadual de Combate ao Desmatamento, o Programa Regulariza Pará, o Programa Territórios Sustentáveis, o Plano Estadual de Bioeconomia, o Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais e o Sistema Jurisdicional de REDD+, este último em desenvolvimento.

Outras temáticas que serão debatidas vão envolver as ações do programa Regulariza Pará, a política de Gerenciamento Costeiro, o Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa, Plano de Bioeconomia, o Monitoramento Hidrometeorológico, além da Política Estadual de Recursos Hídricos do Pará, apresentando os princípios, diretrizes, objetivos e instrumentos de gestão dessas iniciativas.

O evento ocorrerá a partir das 9h, na Semas Bosque – Travessa Lomas Valentinas, nº 2100, bairro do Marco, em Belém. Para participar é necessário apenas fazer a inscrição gratuita no local.

*Com informações da Semas PA

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Mais de 250 municípios da Amazônia têm alta vulnerabilidade aos eventos extremos

De acordo com um estudo de pesquisadores do Pará, Amapá e São Paulo, 265 pequenas cidades da Amazônia, de um total de 671, estão altamente expostas aos efeitos das mudanças climáticas.

Leia também

Publicidade