Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Mix de Marketing: otimizando seu negócio

É natural que sempre queremos melhorar até o que está bom, o que pudermos otimizar para melhor benefício sem perder qualidade, sempre é bem vindo. Analisando isso, me veio à mente um ponto básico do planejamento de marketing para decisões estratégicas da empresa, raramente vejo os clientes fazendo ou até mesmo lembrando que existe, logo, precisamos relembrar isso.

Mix de marketing ou composto de marketing abrange questões táticas relacionadas às decisões estratégicas que uma empresa pode tomar, o mix dos elementos de maneira integrada, por meio de uma gestão de marketing eficaz, torna possível o alcance dos objetivos mercadológicos proposto, fazemos neste intuito e se você faz por outro objetivo, reveja sua estratégia.

Com um olhar customer centric¹ onde o cliente está no centro das ações, aliado ao posicionamento pretendido, os 4Ps deve ser desenvolvido de maneira que as necessidades e desejos sejam atendidos, onde exista um jogo de ganha-ganha entre os objetivos da empresa e seu posicionamento em relação aos desejos dos clientes.

Os 4Ps são formados por Produto, Preço, Promoção e Praça, há quem diga que existem mais nos dias de hoje devido ao avanço tecnológico e da internet, mas vamos nos ater apenas ao básico.

No produto, existem pontos a analisar como: Variedade, qualidade, design do produto, características do produto, nome da marca, embalagem, serviços agregados.

As decisões relacionadas aos produtos, envolvem identificação de oportunidades de lançamentos, marcas e serviços, adequação às reais necessidades dos clientes, traçar estratégias de produtos e linhas, gerenciar o ciclo de vida do produto etc.

Quando analisamos o item preços, devemos nos atentarmos ao preço de tabela, descontos, concessões, prazos de pagamento, condições de financiamentos, margens de negociação etc. E quando vamos para as decisões estratégicas, a seleção dos preços pode gerar uma diferenciação competitiva para cada produto, de forma que maximize a rentabilidade para empresas e demais parceiros da distribuição.

Terceiro ponto dos 4Ps é a promoção, que não referente a desconto, isso é no preço, promoção se refere a publicidade, promoção da marca, do produto em si. Os itens referentes à promoção são: Propaganda, venda pessoal, marketing direto, merchandising, relações públicas, redes sociais, promoção de vendas, etc. Tudo que se relaciona ao investimento em estratégia e atividades de comunicação, promoção de vendas é neste quesito.

Quando falamos em praça, nos referimos ao ponto de venda ou PDV, o local onde nosso produto será comercializado, as decisões estratégicas precisam identificar os canais de marketing mais efetivos para que o produto esteja no local correto, no momento certo, de forma que os clientes possam atender as necessidades facilmente. Neste item temos, os canais, cobertura, variedades, locais, transporte, logística, estoque etc.

Vamos exemplificar um caso de oportunidade para correção de um ponto de logística, em determinada análise das redes sociais a criação de empresas de entregas na cidade através de motoboys, com um preço muito bom em relação à logística tradicional. Cabe a nós conversarmos com essa empresa, e fecharmos um pacote mensal de entregas onde possamos reduzir mais ainda o preço, já que estamos fechando um contrato grande.

Podendo assim em dois cenários seguir de acordo com a estratégia macro de precificação e objetivos no negócio, caso não tenha lido, eu falei sobre estratégias de precificação aqui ( Use o preço a seu favor ) se for do intuito de competição com a concorrência, reduz o valor do produto já que reduziu o frete. Mas se for no objetivo de maximizar os lucros, fica com essa diferença pro caixa.

Então analisando os itens básicos do composto de marketing, você já consegue ter um overview² dos gargalos, oportunidades, forças, fraquezas e ameaças de seu negócios. Ferramentas existem aos montes o que não pode é aguardar o problema aparecer, crescer ou piorar para todas uma decisão e que em muitos casos pode ser tardia. Lembre-se que o mercado não espera!

¹ Customer Centric: Expressão utilizada para qualquer ação onde o objetivo central é o cliente.
² Overview: Visão geral. 

Sobre o autor

Aldo Melo é mercadólogo, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, MBA Executivo em Administração e Negócios, Especialista em Neuromarketing e Fundador da Agência Conectar - Comunicação e Marketing.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista


Veja mais notícias sobre O mercado não espera!.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/