Manaus 30º • Nublado
Terça, 04 Outubro 2022

Identificando oportunidades de negócios

Todo princípio de um negócio geralmente parte de uma dor, de algum incômodo em determinado nicho, onde alguém com a mente empreendedora enxerga o que ninguém percebe, oportunidade de ganhar dinheiro. Sim, ganhar dinheiro não é errado, o mundo é capitalista em todas as esferas, em todos os países, em todas as culturas e em todos credos e espectros políticos.

Mas para que você sinta a dor ou veja, é preciso estar aberto e atento ao mercado, analisando sempre variáveis, reações, mudanças de mercado, jornais, relatos etc. Sendo um eterno analista da vida, lhe permite enxergar as oportunidades que a vida nos mostra, o que sempre está na nossa frente, porém, ao encontrar uma oportunidade de negócio é necessário um certo ceticismo para não crer que encontrou uma oportunidade da população mundial, porém ela está apenas no seu círculo de amigos, ou no seu bairro, ou até mesmo com você.

Encontrando uma possível oportunidade, é necessário definir o processo de produção e de necessidade de recursos, analisar alguns questionamentos para entender a fundo essa necessidade na ilusão de que encontrou algo fácil, viável e sem riscos, onde sabemos bem, que o empreendedorismo não é glamour, não é festa, não é simples, fácil, impossível e milagroso. É luta diária, é estudo contínuo, é análise de mercado diário, é vigilância constante.

Para uma melhor avaliação, alguns aspectos devem ser considerados em uma análise como por exemplo, qual o mercado que essa oportunidade atende? Qual o retorno econômico será gerado desta oportunidade? Qual equipe tornará isso possível? Qual a vantagem competitiva desta oportunidade? Quão comprometido você está com este negócio? Qual o tamanho do público que necessita dessa solução? Quão escalável é a solução proposta? Tenho domínio da tecnologia se assim precisar?

Foto: Divulgação

Esse tipo de pergunta é típica de análise de mercado, na medida que você vai respondendo e os pontos ligando, novas perguntas e questionamentos vão surgindo para solucionar, já que um negócio é composto de muitas variáveis, tudo precisa ser mapeado e compreendido, nada pode fugir do seu controle.
Existem áreas que podem ser analisadas individualmente para melhor compreensão do mercado, consequentemente das oportunidades, é quase um processo de benchmarking, onde você estuda o concorrente (neste caso uma dor, uma oportunidade de negócio) e adapta um produto ou serviço para sua realidade, dentro das suas limitações, seu mundo, seu conforto.

As áreas a serem analisadas são as seguintes: Demanda de Mercado, Tamanho de Mercado e Análise de Mercado, vamos por partes.

Demanda de mercado

Para uma análise mais fina, temos que compreender, o público-alvo e tamanho, ciclo de vida do produto, facilidade no acesso aos clientes, relação com minha empresa se já tiver constituída, relação dos clientes com a minha empresa, potencial de mercado, CAC (custo de aquisição do cliente) em curto prazo, quantos dentre outras.

Tamanho de mercado

O crescimento deste mercado, se possui concorrência, se tem potencial para um bom market share (fatia de mercado), eventos que podem influenciar este mercado, como se distribui e se estrutura o mercado, qual o potencial de expansão etc.

Análise de mercado

Ter claro o que seu negócio poderá aproveitar desta oportunidade, se tem força para suprir e não vai atender de forma insatisfatória, possibilidades reais de lucro, definir claramente fluxos e processos para o processo de compra do cliente, logística, custos de produção, ponto de equilíbrio etc.

Certamente não serão preenchidas todas as perguntas, pois isso muda conforme a oportunidade, porém você precisa ter o máximo de informação para a concepção de um negócio, esse é o ideal para o seu futuro.

Outro ponto interessante a lembrar, é que as perguntas podem ser guia para encontrar uma oportunidade no mercado, sendo o processo inverso que citei acima. Analisando a demanda e tamanho de mercados, você pode encontrar novas oportunidades ou até mesmo prever possíveis problemas futuros.

Como empreendedor você precisa aguçar sua capacidade analítica, essa habilidade é o que separa, os homens dos meninos no mundo dos negócios. conhecendo bem sua empresa e o mercado de atuação, será capaz de identificar se uma ideia é uma oportunidade ou apenas um furada. Lembre-se, que o mercado não espera.

Sobre o autor

Aldo Melo é mercadólogo, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, MBA Executivo em Administração e Negócios, Especialista em Neuromarketing e Fundador da Agência Conectar - Comunicação e Marketing.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 


Veja mais notícias sobre O mercado não espera!.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 04 Outubro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/