Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Formas de empreender

Engana-se quem crê que o empreendedorismo é apenas abrir uma loja física e esperar os clientes chegarem ou descobrirem que a empresa existe. Existem diversas formas de empreender e neste artigo eu trago algumas possibilidades para abrir a mente de quem precisa, mas antes precisamos compreender alguns pontos cruciais para o entendimento pleno das ideias propostas.

O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de recursos e materiais segundo Schumpeter, 1949. Claramente o empreendedor é quem identifica oportunidades onde ninguém mais enxerga, possui um visão clara e positiva das situações e estabelece equilíbrio em meio ao caos.

Empreender é mudar a ordem das coisas, refaz quando necessário e garante que as coisas aconteçam, sempre tendo uma visão muito longa do horizonte da empresa com novas perspectivas para o futuro, podendo se antecipar de possíveis desvios de percursos ou imprevistos que possam acontecer. Imprevistos esses que são normais, infinitos e repetitivos, ninguém está livre de enfrentar, porém estar preparado muda todo o jogo.

Outro ponto interessante, é a conexão entre sonhos e ideias às oportunidades, tangibilizando em formato de produto ou serviço, sendo como novos negócios ou inovando em alguma área já existente.

Inovar é criar algo com utilidade, diferenciado e que resolva uma necessidade prática, mas que também gere lucro para que a inovação se pague. Inovação também está ligado a quebra de padrões, mudança de paradigmas, inovação é mudar, para mudar é preciso inovar.

Foto: Ivan Gvozden/Pixabay

Algumas formas de empreendedorismo que podem e devem conter inovação:

Individual: No geral existem duas formas de executar, a primeira é através de MEI (micro empreendedor individual) ou tendo uma empresa EIRELI (empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ambas possuem muitos benefícios e incentivo do governo para que desenvolva e cresça.

Informal: Empreendedor que pratica uma atividade econômica sem formalização governamental como vendedores ambulantes, barracas de rua etc. Não é o ideal empreender dessa forma, pois você não possui incentivos e possibilidades de crédito por exemplo.

Franquias: Forma interessante de empreender justamente pelo fato de já ter sido validado por alguém, existe todo o suporte da empresa, marketing, comercial etc. Tudo que você precisa para desenvolver seu negócio, é uma forma fácil de empreender.

Cooperativo: União de vários profissionais em prol de um objetivo, além de possibilitar a soma das experiências em resolver uma necessidade prática da sociedade, criar um modelo de negócio diferente usando conceito de economia colaborativa.

Social: O mais diferente das opções e com objetivo de causar impacto positivo na sociedade, pode ser uma startup que visa melhorar o trânsito ou ofereça atendimento psicológico para uma comunidade carente.

Digital: Com o avanço da tecnologia as possibilidades se multiplicam quase ao infinito, pois tudo que existia fisicamente pode ser online, como lojas tornando-se ecommerce, ou até mesmo na modalidade sem estoque como "Drop", infoprodutos, vídeos, podcasts, e até possibilita novas ideias como Uber, Netflix etc.

Então espero ter aberto sua mente para novas possibilidades e principalmente para o digital, onde são quase infinitas e nem todas formas ainda foram descobertas, a tecnologia não vai diminuir com o tempo, o que vemos é o crescimento então foque nisso mas lembre-se, o mercado não espera. 

Sobre o autor

Aldo Melo é mercadólogo, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, MBA Executivo em Administração e Negócios, Especialista em Neuromarketing e Fundador da Agência Conectar - Comunicação e Marketing.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 


Veja mais notícias sobre O mercado não espera!.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/