Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Estratégia para melhor aprendizado

O estilo de aprendizagem é como cada aprendiz se concentra, é a habilidade de aprender, de como processa a informação e a internaliza, são os vários processos cognitivos, que as pessoas usam para aprender algo durante toda sua vida. É um processo individual usado para adquirir o conhecimento e as pessoas podem apresentar uma mistura de estilos de aprendizagem.

Você pode descobrir seu estilo de aprendizagem utilizando o Questionário Vark, desenvolvido por Neeil Fleming e Colleen Mills e disponibilizado no site para qualquer pessoa que desejar.

Foto: Divulgação

Os estilos de aprendizagem principais se dividem em:

• Visual- o colaborador visual aprende melhor utilizando imagens, vídeos, DVD, livros com figuras e diagramas, gráficos, tabelas, histórias em quadrinhos e destacando palavras, os melhores resultados serão obtidos através de atividades que usem desenhos, cartazes e diagramas, gostam e se interessam pelo design, pelas cores e layout dos materiais que utiliza.

• Aural- a pessoa auditivo gosta de ouvir, assistir aulas, discutir o assunto, histórias contadas e contar histórias, conversando e perguntando, descrevendo oralmente figuras e imagens para os outros; Os melhores resultados serão obtidos com atividades onde descreve verbalmente o assunto, gostam de participar de discussões e debates.

• Ler/Escrever- o funcionário leitor/escritor aprende melhor através de listas, definições, livros, notas, manuais e informações escritas, os melhores resultados serão obtidos escrevendo e lendo as próprias conclusões, também organizando mapas conceituais e diagramas com palavras. Gostam de ler artigos, revistas e textos de forma geral.

• Cinestésico- o profissional cinestésico processa a informações de todas as formas, mas necessitam participar e se envolver no aprender, saídas a campo, aulas em laboratórios e atividades práticas, seus melhores resultados serão obtidos quando trabalham com jogos, atividades que envolvam movimento, gostam de experimentar os fenômenos.

Executivos que usam diversas abordagens cognitivas podem alcançar resultados surpreendentes na aprendizagem significativa, pois a utilização de recursos variados estimulam as múltiplas inteligências.

Descobrir qual é o estilo de aprendizagem lhe permite utilizar métodos e recursos alternativos para a mesma informação, tornando o ensino mais eficiente e obtendo resultados significativos. É ideal que você conheça como aprende, ao se conhecer pode estudar respeitando seu estilo de aprendizagem obtendo melhores resultados, sendo mais assertivo e evitando desperdiçar tempo com métodos que não funcionam para você.
Indo mais além, no processo de educação continuada aplicada dentro da sua empresa, se nenhum dos funcionários não compreendem sua forma de aprender, muito provavelmente o investimento desprendido, não surtirá o efeito desejado pois se houver divergências do formato de ensino para o aprendizado, temos um problema.

Entenda o VARK como uma forma de otimizar seu tempo, seu investimento, seu tempo de resposta às oscilações do mercado, às buscas de informações para correções, uma forma de otimizar o treinamento de sua equipe, reduzir o tempo de respostas da equipe, melhor o onboarding etc. Lembre-se que o mercado não espera. 

Sobre o autor

Aldo Melo é mercadólogo, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, MBA Executivo em Administração e Negócios, Especialista em Neuromarketing e Fundador da Agência Conectar - Comunicação e Marketing.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 


Veja mais notícias sobre O mercado não espera!.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/